Augusto Pinz - Foto : Augusto Pinz
O Blog Canguçu Sports traz a partir de hoje, uma série de entrevistas focadas na avaliação das práticas esportivas no município de Canguçu, com o intuito de contribuir para o crescimento e o fomento das atividades esportivas distribuímos um questionário com algumas perguntas, pessoas de diversas áreas de atuação, cada uma com o seu ponto de vista.

A primeira participação é do Jornalista e Radialista Augusto Pinz, profissional da Rádio Liberdade de Canguçu e editor do site Canguçu em Foco ele traz a seguir a sua contribuição para uma discussão construtiva.

Nome: Augusto Moreira Pinz
Profissão: Jornalista/Radialista
Idade: 33
Naturalidade: Canguçu

Qual sua relação com o esporte no município de Canguçu?

Augusto Pinz - Acho que, atualmente, minha relação com esporte é de dívida. Acompanho principalmente os campeonatos de futebol amador, futsal, mas acabo não acompanhando tanto outras competições como os torneios de vôlei, atletismo, e outras competições. Infelizmente nossa cultura aqui, até pelo lado financeiro, destaca mais o futebol de campo e salão.

Não tenho participação em nenhum clube, também. Apesar de ter um bom relacionamento com todas as diretorias para divulgação de resultados e ações na rádio Liberdade AM.
O que mais me envolvi foi na juventude com TaeKwonDo e Capoeira. O TKD, em especial, acho que é um dos esportes que mais atua em jovens – muitos em vulnerabilidade sócia – com ações do Mestre Nunes e merecia uma valorização maior.

O esporte é antes de tudo uma ferramenta de inclusão social. Qual o maior desafio em Canguçu?

Augusto Pinz - Acho que valorizar mais atividades esportivas, dar uma atenção especial a jovens talentos e locais para a prática esportiva. Nas escolas existem muitos jovens com alto potencial como acompanhamos em jogos que envolvem outras escolas da região e sempre alunos daqui se destacam. Mas param por ai depois dos torneios. Se o município oferecesse uma condição melhor poderíamos ter vários Canguçuenses despontando.

Você acredita que por meio do esporte é possível garantir aos jovens novas oportunidades?

Augusto Pinz - Acredito, sim. Esporte e Educação são dois pontos importantes. Afastando a gurizada das drogas e de outros vícios. O esporte pode mudar a realidade de muitas pessoas que se dedicarem a prática de alguma atividade e ter um futuro profissional. Buscar uma nova realidade.

Como você avalia o apoio da prefeitura de Canguçu ao esporte nos últimos anos?

Augusto Pinz - Vejo que concentra muito no futebol. Poderia incentivar outras competições. Sei que existem torneios de atletismo, por exemplo, mas que são feitos mais pela educação que propriamente pelo núcleo responsável. Poderia ter uma competição de vôlei, de basquete, de handebol, assim como o municipal de futsal. Acho que falta abrir estas possibilidades para ver se dá certo, ou não. Envolver os praticantes de Skate em competições, ver o que eles precisam melhorar na pista. Em São Lourenço do Sul existem várias competições como rústicas, de força (PowerMan), xadrez, e outras atividades que mantém a população envolvida todo o ano poderia ser copiado aqui. Com parcerias com empresas não haveria nem gastos para a Prefeitura que faria a logística das competições.

Como tem sido o desempenho dos nossos atletas, nas competições que eles tem disputado dentro e fora do município de Canguçu ?

Augusto Pinz - Sempre notamos destaques em diversas competições. Muitos acabam não tendo o devido reconhecimento.

Os melhores resultados aparecem nos esportes coletivos ou individuais ?

Augusto Pinz - Em ambos, mas nos coletivos são destaques importantes. Nossos representantes, principalmente no futsal, sempre trazem boas colocações. Nos esportes individuais os praticantes de artes marciais se destacam. Recentemente atletas de Canguçu – naturais daqui ou radicados – foram campeões do Municipal de São Lourenço do Sul. Entre eles Rodrigo Muller e Fábio Alemão.

Também temos um grupo de corredores de rua que sempre está bem colocado nas competições e participantes de competições no futebol de botão.

Nossos espaços físicos para a prática esportiva são bem resumidos, quais as soluções que poderíamos programar para garantir um acesso maior da comunidade?

Augusto Pinz - Realmente é preciso um plano municipal que reveja isso. Locais adequados. Os poucos existentes deteriorados e os mesmos de sempre, como a canchinha por exemplo. Um dia tem tabela de basquete, outro não tem. A tela em condições precárias e a bola caindo na rua. Talvez uma parceria com os clubes de futebol que tem ginásios, os campos e algum espaço mais poderia sanar, em parte, isso. Até incentivar a construção de áreas nesses locais dar incentivo. Bom pro clube que ganha algo mais para sua estrutura e bom para o município que teria gastos reduzidos e proporcionaria espaços adequados e seguros.

Quais os projetos ou programas que foram ou ainda estão sendo desenvolvidos pelo esporte municipal que merecem destaque?

Augusto Pinz - Ações como o Verão Na Pista do ginásio poderiam ser pensados para todo o ano no modelo das parcerias que citamos antes. Oferecendo atividades físicas.

Você avalia Canguçu como terra de um esporte ou de múltiplas oportunidades de escolha?

Augusto Pinz - Vejo o futebol com mais destaque. Mas também temos pessoas que buscam, por sua própria iniciativa, outras atividades que não são oferecidas de maneira geral.

Esporte é despesa ou investimento?

Augusto Pinz - Com certeza é investimento. Achava que com a festa que foi a olimpíada haveria uma continuidade de investimentos, mas foi o contrário. Até atletas medalhistas não recebem mais bolsas de auxílio e isso é preocupante.

Qual a mensagem que você deixa para a juventude, profissionais do esporte e população de Canguçu?

Augusto Pinz - Que aqueles que já estão envolvidos continuem, por mais árdua essa batalha. Precisamos, através disso, mostrar as autoridades e até a própria população que o esporte pode mudar a condição social de muita gente, mas para isso precisa do incentivo. E aqueles admiradores e incentivadores que possam se mobilizar para darmos destaques aos nossos talentos locais.

Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: