Igor Doring Foto: Arquivo Pessoal Facebook
Nos questionamentos acerca do esporte em Canguçu hoje destacamos a participação de Igor Doring, atleta, profissional de educação física dos mais competentes e que demonstra nas suas respostas um equilíbrio costumas em seu dia-a-dia, confira o olhar de Igor Doring sobre o esporte de Canguçu.

Nome: Igor Doring
Profissão: Professor de Educação Física e Administrador
Idade: 27 anos
Naturalidade: Canguçu

Qual sua relação com o esporte no município de Canguçu?

Igor Doring-Tenho uma relação muito forte com o esporte da cidade. Eu atuo como professor de Educação Física na rede municipal desde o ano 2012, e participo como atleta de Campeonatos municipais de futebol de campo e de futebol de salão. Além disso, administro um espaço utilizado pra prática de futebol de sete.

O esporte é antes de tudo uma ferramenta de inclusão social. Qual o maior desafio em Canguçu?

Igor Doring-Não tenho dúvidas que o esporte é uma ótima ferramenta de inclusão social. Porém, Canguçu tem como característica histórica apoiar e incentivar apenas o futebol. Com isso, acaba minimizando um dos princípios fundamentais do esporte, que é o incentivo de sua prática como forma de aumentar a qualidade de vida dos cidadãos, de diferentes grupos étnicos, culturais e sociais. Então eu acredito que hoje o maior desafio da nossa cidade, seja a criação de projetos, que levem diversas atividades esportivas e culturais a crianças, jovens e adultos de diversas localidades.

Você acredita que por meio do esporte é possível garantir aos jovens novas oportunidades?

Igor Doring-Com certeza. Em comunidades carentes, o esporte impede que crianças e adolescentes recorram à criminalidade por exemplo.

Como você avalia  o apoio da prefeitura de Canguçu ao esporte nos últimos anos?

Igor Doring-A prefeitura tem apoiado fortemente o futebol, que a gente sabe que é uma aclamação da população. Além disso, apoia também o esporte escolar, através de torneios escolares de integração. Falta apoio a outros esportes, e também a atividades esportivas direcionadas a população adulta. E necessariamente, apoio no esporte educacional, com a construção de quadras poliesportivas, compras de materiais esportivos e valorização dos profissionais.

Como tem sido o desempenho dos nossos atletas, nas competições que eles tem disputado dentro e fora do município de Canguçu ?

Igor Doring-Dentro do município muito bom, porém fora dele, são raros os casos de atletas que tem obtido sucesso.

Os melhores resultados aparecem nos esportes coletivos ou individuais ?

Igor Doring-Acredito que nos dois. Temos visto exemplos de equipes escolares de Canguçu ganhando competições a nível estadual, bem como, atletas do município despontando em campeonatos a nível nacional.

Nossos espaços físicos para a prática esportiva são bem resumidos, quais as soluções que poderíamos programar para garantir um acesso maior da comunidade?

Igor Doring-Os espaços públicos propícios para a prática de atividades físicas de lazer, tais como praças, parques, áreas verdes e de lazer, aparecem hoje como uma alternativa para a adoção de um estilo de vida mais saudável para a população que mora na cidade, promovendo o bem-estar físico e psicológico e facilitando o convívio social. Curitiba por exemplo, investe fortemente em espaços públicos e parques e tem tido bons resultados com isso. Já Canguçu apresenta um número razoável de espaços públicos pra prática esportiva quando comparado a outras cidades com o mesmo porte, porém são mal utilizados e estão em péssimas condições. Acredito que os espaços existentes devem ser revitalizados e melhor explorados.

Quais os projetos ou programas que foram ou ainda estão sendo desenvolvidos pelo esporte municipal que merecem destaque?

Igor Doring-Mesmo acontecendo isoladamente e em uma estação do ano, o projeto verão na pista merece destaque, pois oferece inúmeras atividades esportivas a diversos públicos.

Você avalia Canguçu como terra de um esporte ou de múltiplas oportunidades de escolha?

Igor Doring-Um esporte.

Esporte é despesa ou investimento?

Igor Doring-Investimento.

Qual a mensagem que você deixa para a juventude, profissionais do esporte e população de Canguçu?

A mensagem que eu deixo é pro nosso prefeito e pros nossos secretários. Que eles coloquem como umas das prioridades de governo, o investimento no esporte educacional e no esporte de lazer.
Aproveito a oportunidade pra divulgar o meu estudo de mestrado, que está sendo realizado aqui no nosso município. Que tem como objetivo analisar as barreiras e os facilitadores pra prática de atividade física em um espaço público da cidade. Na primeira etapa que já esta sendo realizada na pista de atletismo do ginásio municipal, está sendo entrevistado o maior número possível de frequentadores, abrangendo todos os sujeitos que estiverem utilizando o espaço público no período de coleta de dados. Além disso, para cada frequentador, será entrevistado um não frequentador com características semelhantes ao do frequentador. Na segunda etapa do estudo, um ano após o início da coleta de dados (Janeiro de 2018), todos os indivíduos que participaram do estudo serão entrevistados novamente afim de analisar a continuidade deles ou não no espaço público.


Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: