Paulo Paz (O Chiquinho) Foto: Arquivo Pessoal /Facebook
Buscando diversificar o publico com que conversamos a cerca do desenvolvimento do esporte no município de Canguçu escolhemos pessoas com envolvimento permanente com o esporte e outros com pouca vivência , o importante é justamente isso, mostrar os diferentes pontos de vista, alguns podem concordar ou não, mas é uma oportunidade de focar uma questão muito importante em nossa sociedade.

O Próximo a participar do questionário de avaliação esportiva de Canguçu é um atleta Canguçuense que ganhou reconhecimento nacional no futebol, atleta de grandes clubes sabe bem a trajetória que o esporte pode proporcionar. Chiquinho  tem nos dias de hoje uma grande experiência de vida, viaja o mundo levando palavras de fé e mostrando que o esporte é sim uma das ferramentas de inclusão e de integração dos povos. Confira o que pensa Chiquinho a cerca do esporte.

Nome:Paulo Francisco da Silva Paz (Chiquinho)
Profissão: Atleta Profissional 
Idade: 33 anos 
Naturalidade:Canguçu 


Qual sua relação com o esporte no município de Canguçu?

Chiquinho - Acho que minha relação com o esporte em Canguçu é distante, sai com 13 anos em  busca do sonho de ser um jogador de futebol, porem acompanho pouco o esporte da cidade. 


O esporte é antes de tudo uma ferramenta de inclusão social. Qual o maior desafio em Canguçu?

Chiquinho - O esporte é uma ótima ferramenta de inclusão ,precisamos entender rápido que o futebol é universal ,e também existem outros esportes a serem explorados. O maior desafio é as pessoas entenderem isso, disciplina na escola ,foco,metas e respeito ao próximo são princípios que através do esporte(futebol) podemos trabalhar nas crianças, jovens e adolescentes, e podemos obter sucesso com essa ferramenta. Não queremos formar atletas mas sim pessoas melhores no cotidiano. 


Como você avalia  o apoio da prefeitura de Canguçu ao esporte nos últimos anos?

Chiquinho - Com toda certeza o esporte cria oportunidades . Hoje faço parte de um projeto chamado Aspirantes de Cristo e vejo vidas de jovens e adolescentes sendo transformadas através do esporte, música e dança. Consequentemente surgem as oportunidades. Jovens e adolescentes precisam de atividade constante. Como disse na primeira resposta não acompanho muito. 


Como tem sido o desempenho dos nossos atletas, nas competições que eles tem disputado dentro e fora do município de Canguçu ?

 Chiquinho - Vejo que alguns atletas estão jogando em clubes profissionais, porem são poucos, nossa terra tem muitos talentos só precisa ser mais explorado. 

Os melhores resultados aparecem nos esportes coletivos ou individuais ?

Chiquinho - O melhor resultado é pra quem mais se preparar. Então pode ser individual ou coletivo, mas sem apoio não há resultado. 


Nossos espaços físicos para a prática esportiva são bem resumidos, quais as soluções que poderíamos programar para garantir um acesso maior da comunidade?

Chiquinho - Investimento no esporte,mais quadras poliesportivas, torneios bem organizados. Porque será que os EUA investe no esporte? Porque dá resultado. 


Quais os projetos ou programas que foram ou ainda estão sendo desenvolvidos pelo esporte municipal que merecem destaque?

Chiquinho -  Não tenho conhecimento dos projetos. 


Você avalia Canguçu como terra de um esporte ou de múltiplas oportunidades de escolha?

Chiquinho - Terra de poucos esportes. 

Esporte é despesa ou investimento?

Chiquinho - investimento. 

Qual a mensagem que você deixa para a juventude, profissionais do esporte e população de Canguçu?

Chiquinho - Estamos perdendo muitos dos nossos jovens para as drogas,alcoolismo, criminalidade e etc. Tenho viajado a muitos países e vejo o quanto tem sido investido no esporte e temos visto grandes conquistas. Agora acima de tudo é importante investir tempo com os jovens, eles não são um problema e sim o futuro. 
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: