Vinícius Pegoraro - Prefeito de Canguçu
O Blog Canguçu Sports conversou com o Prefeito de Canguçu, Vinícius Pegoraro, na pauta algumas questões que são de extrema relevância para a atividade física esportiva ou não no nosso município, confira as perguntas e respostas de Vinicius!

Canguçu Sports - Uma das questões mais importantes e que influenciam a prática de atividade física entre crianças são os parques infantis (Praças) elas simplesmente desapareceram e Canguçu, escorregadores, balanços, entre outros brinquedos são um dos primeiros contatos com atividade física, o que podemos fazer para reverter essa situação?

Vinícius Pegoraro - Já esta em prática desde o primeiro dia de governo um cronograma de trabalho que irá atender espaços públicos de nossa cidade desde a limpeza, manutenção e prevenção. O mapeamento e a construção de um cronograma de trabalho dará agilidade ao processo e um melhor acompanhamento para a revitalização destes espaços. Há a oportunidade também de criar parcerias público privadas para adoção de espaços como praças e parques e também a implantação de projetos onde as escolas possam levar o aluno a pratica da cidadania.


Canguçu Sports - Uma das grandes necessidades no município é a realização do Congresso Municipal de Esportes, onde, todas as prioridades podem ser apresentadas, local de discussão com os agentes municipais do fomento esportivo, facilitando o planejamento de ações visando a construção de um orçamento adequado a necessidade municipal.

Vinícius Pegoraro - Acredito que se conseguirmos ativar o conselho municipal do esporte, este deve orientar a realização do Congresso. É necessário projetar e executar com maior precisão o que almejamos quanto ao esporte, reunir profissionais e a comunidade para um diálogo construtivo e esclarecedor, é papel fundamental para a execução de grandes idéias. E a administração pública estará junto com o conselho municipal para a realização deste evento que trará conhecimento e grandes ganhos para nossa cidade.


Canguçu Sports - Metas e expectativas do Prefeito Municipal em relação ao esporte em Canguçu? 

Vinícius Pegoraro - Nosso Município possui um grande potencial relacionado ao esporte, tanto na zona urbana quanto rural, nossa meta é fomentar a prática do esporte desde os meios públicos (escolas, praças e parques) e também apoiando e incentivando eventos paralelos que tenham como objetivo a participação de nossa comunidade à prática de esportes. Nossa expectativa é encontrar apoio da comunidade e disposição ao dialogo para a construção de alternativas viáveis para o fomento do esporte em Canguçu.


Canguçu Sports - Apoio ao esporte escolar, ações?

Vinícius Pegoraro - Através do Núcleo de Esportes, vinculado a Secretária Municipal de Educação, Esporte e Cultura, vamos buscar a potencialização dos jogos de integração entre as escolas do município, conforme estipulamos em nosso plano de governo.

Este trabalho vai buscar construir uma maior participação da comunidade nestes eventos, entendemos que para isto precisamos retomar a realização de etapas regionais dos jogos, visando propiciar a participação das famílias.

Além disto, precisamos buscar programas e projetos a níveis estadual e federal para a ampliação dos trabalhos desenvolvidos aqui.

Canguçu Sports - Reforço na estrutura física para ampliar as áreas que possam atender um maior número de pessoas da comunidade?

Vinícius Pegoraro - Possuímos um grande potencial hoje em nosso município que são organizações religiosas que oferecem a prática do esporte e possuem estruturas de quadras e espaços para a pratica esportiva, buscar parcerias com estas entidades pode ser uma das formas de amenizar algumas deficiências de espaço que hoje possuímos. 

A busca de emendas parlamentares e de programas governamentais tem que ser prioridade para a melhoria e ampliação dos espaços, além disso parceiras público privadas são alternativas para ampliação e manutenção destes espaços.


Canguçu Sports - O que pensa  Vinícius Pegoraro sobre a ativação do Conselho Municipal de esportes?

Vinícius Pegoraro - A democracia preza que a participação da comunidade deve ocorrer durante os 4 anos de uma gestão, e não somente no momento da eleição. Os conselhos foram estruturas criadas para que esta participação verdadeiramente ocorresse. 

Vamos buscar a reativação de vários conselhos, que estão sem participação da comunidade. Entendo que esta reestruturação não depende somente da municipalidade, a comunidade tem de querer, e se dispor a auxiliar na construção das alternativas. Como administração vamos instigar a participação, pois entendemos que o conselho deve ser ativo, participar, projetar e construir junto com os órgão públicos alternativas para nossa realidade. 

O dialogo entre todos os interessados deve ser o papel principal do conselho para que a partir dai possa concretizar ações de desenvolvimento do esporte em Canguçu.


Canguçu Sports - Qual será o nome a frente do esporte em Canguçu?

Vinícius Pegoraro - Estamos definindo e em breve estaremos divulgando.

Canguçu Sports - Muito comum a reclamação da falta de profissionais de educação física, de materiais adequados para que alunos da rede publica municipal possam fazer suas aulas de forma adequada, uma ação rotativa, aliando Educação, Saúde e o esporte municipal poderia ser realizada em várias escolas, fazendo levar até os jovens, materiais e profissionais atuando de forma preventiva e educativa. É uma boa ideia? 

Vinícius Pegoraro - Estamos vivendo um momento de crise, onde não conseguimos ter a estrutura ideal. Não conseguindo o ideal, devemos mirar no possível. Uma equipe volante capacitada de profissionais de diversas áreas e com um suporte de material de qualidade e diversificada é uma excelente ideia. Vamos estudar e buscar viabilizar a possibilidade de implantar, visando integrar a comunidade escolar com os pais e moradores da região levando até eles a informação, a pratica e a prevenção.


Canguçu Sports - O fundo municipal de apoio ao esporte necessita de uma reformulação para que se torne realmente atrativo, quais podem ser as saídas? 

Vinícius Pegoraro - Preciso estudar a legislação para poder relatar a realidade da legislação que estabelece o fundo municipal de desenvolvimento do esporte.




O Blog Canguçu Sports agradece ao prefeito Vinícius Pegoraro pela participação, respostas claras e objetivas, nossa opinião é que somos todos responsáveis pelo desenvolvimento do esporte, praticas saudáveis de atividades físicas e juntos podemos ajudar nossa comunidade, crianças, jovens, adultos e idosos a uma melhor qualidade de vida.
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: