Foto: Divulgação Sapucaiense
Mais de 20 mil pessoas deverão participar das práticas do Calendário de Eventos Esportivos do Estado. Essa é a população de um município gaúcho de porte médio. É como se uma cidade fosse habitada somente por atletas, treinadores e equipes técnicas. Mas a proposta lançada nesta quinta-feira (2) é justamente o contrário: as 11 competições divididas em 20 modalidades deverão acontecer em todas as cidades do Rio Grande do Sul, incluindo as atividades paradesportivas.

As ações propostas pela Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer (Setel) visam ensinar, descobrir talentos e estimular a competição sadia. Contemplam ainda o envolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos. Os investimentos são oriundos da Lei Pelé. Para o secretário Juvir Costella, o Estado tem seguido as diretrizes do governo: "temos feito muito com pouco". Enfatizou que a Secretaria tem buscado recursos junto ao programa Pró-Esporte e estabelecido parcerias a fim de potencializar avanços.

Durante a cerimônia realizada nos jardins do Palácio Piratini, houve demonstrações de ginástica rítmica, dança contemporânea do grupo Vovôs Geração 2016 e esgrima em cadeira de rodas, com atletas confirmados nas Paralimpíadas. Apaixonada pela esgrima, Rudineia Mânica, treina diariamente das 9h às 16 horas no Grêmio Náutico União e busca uma vaga na seleção brasileira. Para a esgrimista, que figura entre as três melhores do ranking nacional, a falta do movimento nas pernas, consequência de um acidente de moto há 25 anos, não desmotiva, ao contrário, serve de estímulo para superar dificuldades.

Na visão do governador José Ivo Sartori essa é a essência do esporte."Significa a valorização da saúde e da vida. Significa inclusão na prática", sintetizou. O líder do Executivo enfatizou ainda que todo cidadão deve ter direito ao esporte e comparou o Estado "a um grande time, que para vencer precisa da força da unidade".

Jogos do Calendário
Conheça as competições: Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs); Campeonato Estudantil Paradesportivo do RS (Paracergs); Gauchão de Várzea; Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul (Jirgs); Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul para Pessoas com Deficiência (Parajirgs); Jogos de Integração das Pessoas Idosas do RS; Jogos Abertos dos Surdos do RS; Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino; Festival Paralímpico; Paralimpíadas Escolares (evento nacional organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro) e Jogos Escolares da Juventude (evento nacional organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro).

Texto: Lucas Dalfrancis
Edição: Denise Camargo/Secom 
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: