Foto: Ricardo Moura / Canguçu Sports
Que a prática de esportes é uma atividade saudável para o corpo e mente em todas as idades, todos sabem. Por isso, quanto antes a pessoa começar a se exercitar, deixando de lado o sedentarismo, melhor.

Nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, comemora-se o Dia do Esportista, ou Dia do Esporto, conforme consta na legislação brasileira. O esporte tem suas origens há milhares de anos atrás, ocasião em que o homem já praticava a corrida sem saber, fugindo de seus predadores ou indo atrás de sua caça.

A primeira competição oficial data de 776 a.C, ocasião em que foi realizada a Olimpíada da Grécia e o esporte deixou de ser apenas um ritual para se tornar uma competição com regras, vencedores e perdedores.

A data tem o objetivo de incentivar, conscientizar e homenagear a pratica do esporte, como meio para o desenvolvimento de uma vida muito mais saudável.

Origem do Dia do Esportista

O Dia do Esportista, originalmente, foi criado a partir da Lei nº 8.672, de 6 de Julho de 1993, conhecida como "Lei Zico". No artigo 54 constava que o dia 19 de fevereiro seria destinado como Dia do Esportista.

A Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, conhecida popularmente por "Lei Pelé" ou "Lei do passe livre", revogou a Lei Zico, estabelecendo o dia 23 de junho como o Dia do Desporto, mesma data do Dia Mundial do Desporto Olímpico. No entanto, a população mantém a antiga data ainda hoje como o dia para comemorar a pratica do esportismo no Brasil.

Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: