O Fórum Legislativo do Futebol, realizado no dia 24 de novembro, apontou alternativas para atuação legislativa do futebol brasileiro, visando melhorar em diversos aspectos, dentro e fora do campo. O evento integrou a programação da Subcomissão Permanente do Futebol Brasileiro e da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. O evento, que foi proposto pelo deputado federal Afonso Hamm, reuniu jogadores, treinadores, técnicos, clubes, universitários, professores, especialistas e autoridades.

A abertura do evento também contou com a presença do presidente da Comissão do Esporte, Márcio Marinho; Ministro do Esporte, George Hilton; Secretário-geral da Confederação Brasileira do Futebol (CBF), Walter Feldman e o senador Hélio José. Após abertura, houve uma preleção sobre o futebol brasileiro com o jogador Edimilson José Gomes Moraes, que atuou pela Seleção Brasileira em 42 ocasiões entre 2000 e 2007, que também desenvolve trabalho social com atletas.

Na oportunidade, o deputado Afonso Hamm destacou o propósito da Subcomissão e salientou que a discussão sobre o tema será permanente visando debater temas importantes e estruturais do futebol brasileiro. Ele observou que o resultado do fórum, que será permanente, é no sentido de contribuir com ações legislativas e estabelecimento de políticas efetivas e assim, estabelecendo a organização do futebol. Hamm ainda ressaltou sobre a importância da formação de atletas e destacou que tem ações nesse sentido. O deputado foi autor da proposta na Legislação da Copa do Mundo, para que parte dos recursos da FIFA, obtidos na Copa do Mundo de 2014, sejam direcionados para construção dos Centros de Treinamento para as categorias de base. Ainda incluiu no programa de modernização do futebol brasileiro (Profut), a criação do Fundo de Iniciação Esportiva para atender as categorias de base. Os recursos serão da nova loteria que será criada – Lotex.

O presidente da Comissão do Esporte, deputado Márcio Marinho, destacou que o futebol está tendo destaque especial na Comissão, dada a importância social, econômica e cultural, que colabora com a formação educacional das nossas crianças e jovens.

Futebol

O evento seguiu como a dinâmica dos jogos de futebol, com o primeiro tempo que teve como enfoque - Clubes, Atletas e Treinadores: uma nova ordem para o Futebol Brasileiro - Legislação Trabalhista, Tributária e Previdenciária do Futebol. O tema foi abordado pelo presidente da Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol, Rinaldo Martorelli; presidente da Federação Brasileira de Treinadores de Futebol, José Mário Barros; presidente do Santos Futebol Clube, Modesto Roma Júnior; diretor-executivo do Bom Senso Futebol Clube, Ricardo Martins. O intervalo foi com apresentação das relatorias da Subcomissão, com enfoque para o legado dos estádios e arenas e que ficou a cargo do deputado Hiran Gonçalves.

Já, o segundo tempo teve como pauta: Da criança ao profissional: um novo modelo para formar talentos – Formação de Atletas. O assunto foi abordado pelo diretor das categorias de base do Sport Club Internacional, Tarcísio Jaime; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Guilherme Caputo; diretor das categorias de base do Cruzeiro Esporte Clube, Klaus Lopes Câmara; colaborador da Fundação Atlético de Madri (Espanha), Roberto Patú e o advogado e especialista em direito esportivo, Fabrício de Souza.

O ministro do Esporte elogiou a criação da Subcomissão Permanente do Futebol, que será mais um caminho para estreitar as ações do Ministério do Esporte com os parlamentares, a exemplo do Programa de Modernização do Futebol Brasileiro (Profut).

O secretário-geral da CBF explicou sobre ausência do treinador da Seleção Brasileira, Dunga, no evento, que se deu por uma viagem profissional aos Estados Unidos. Ainda ressaltou sobre a necessidade desse debate para fortalecer essa cadeia produtiva vibrante e intensa que é o futebol. Ele observa que 1% do PIB mundial é ligado ao futebol, para dar contribuição no desenvolvimento do esporte e futebol.

Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: