Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini 
O evento oficial de revezamento da Tocha Olímpica, parte da programação dos Jogos Olímpicos 2016, foi realizado, nessa quinta-feira (29), no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori, do ministro do Esporte, George Hilton, e representantes do Comitê Rio 2016.

Mais de 20 cidades do Rio Grande do Sul vão receber a Tocha Olímpica, que começará o revezamento em maio de 2016, em Brasília. No estado, a chama deve chegar no início de julho, e as cidades de Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul foram as escolhidas para a chama pernoitar após eventos turísticos locais, são as chamadas 'Cidades de Celebração'. No dia 5 de agosto, a tocha chegará ao Rio de Janeiro para marcar o início oficial dos Jogos Olímpicos, no estádio do Maracanã.

O ministro do Esporte falou que o evento da Tocha Olímpica vai unir todas as riquezas do Rio Grande do Sul, o turismo, a cultura, o esporte e, principalmente, os brasileiros. "A tocha vai nos passar a mensagem de que unidos somos mais fortes do que qualquer dificuldade que possamos enfrentar. O esforço e a luta dos atletas que revezarão a tocha mostrarão um país pronto para superar desafios, obstáculos e seus próprios limites", salientou. Hilton também destacou que o Ministério está entregando equipamentos por todo o Brasil para preparar toda a infraestrutura necessária para os atletas, e reforçou o pedido de que a "tocha nos inspire a ter no Brasil um país com mais esperança, com mais otimismo".

O governador Sartori falou que a preparação para a chegada da Tocha Olímpica no estado vai servir para nos unir e trazer muita emoção e mobilização para as comunidades escolhidas "para representar toda a diversidade étnica, cultural, folclórica e religiosa existente". E acrescentou que este será um "momento importante e único para o Rio Grande do Sul e, sem dúvida, para o país porque isso vai ser mostrado para o mundo. Vai trazer desenvolvimento, vai incentivar o turismo e vai incentivar o esporte".

Segundo o secretário do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, depois da Copa do Mundo do Brasil, esta é a principal oportunidade do estado voltar a divulgar seus atrativos turísticos para milhares de brasileiros e estrangeiros. "A passagem da tocha olímpica trará para o Rio Grande do Sul e para o país fomento e desenvolvimento, não apenas para o esporte, mas também e muito para o turismo gaúcho e brasileiro”, destacou.

Uma oportunidade para mostrarmos ao mundo as riquezas do Brasil foi o que disse o diretor-executivo do Comitê Organizador Rio 2016, Marco Aurélio Costa Vieira. “O Rio Grande do Sul vai ter uma oportunidade ímpar, a tocha chega aqui faltando 30 dias para os Jogos Olímpicos e percorre um número imenso de cidades”, afirmou.

O evento contou também com a presença de atletas olímpicos e paraolímpicos, ex-atletas e representantes do segmento esportivo gaúcho. Além da solenidade, estão previstas, durante o dia, reuniões de trabalho com os prefeitos das cidades envolvidas e com os grupamentos de segurança, defesa e inteligência, órgãos de trânsito, guardas municipais e todos os agentes responsáveis por intervenções nas áreas de segurança pública do estado.

Cidades por onde a Tocha Olímpica vai passar no Rio Grande do Sul:

Erechim, Passo Fundo, Cruz Alta, Ijuí, Santo Ângelo, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Nova Petrópolis, Canela, Gramado, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Torres.

Jogos Olímpicos 2016

Os Jogos Olímpicos do Rio acontecem de 5 a 21 de agosto de 2016, e devem reunir mais de 10 mil atletas de 206 países. Em 17 dias de evento, serão disputadas 306 provas com medalhas.

Texto: Cassiane Osório
Edição: Denise Camargo/Secom
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: