Foto: Cláudia Peres

Nesta segunda-feira (6), o prefeito Gerson Nunes recebeu o troféu conquistado pela comunidade canguçuense pelo Dia do Desafio ocorrido em 26 de maio de 2015.
 
A conquista sobre os costarriquenhos foi de 14%, com média de 7,5 mil participantes nas atividades físicas propostas pelos profissionais da área de educação física. 
 
O prêmio foi entregue pelos representantes do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (SESC - RS), Luís Fernando Parada, Gerente da Unidade Sesc Pelotas e pelo Agente de Cultura e Lazer Lucas Vidal.
 
Relembrando o que é o Dia do Desafio
 
É um evento anual, que acontece mundialmente na última quarta-feira do mês de maio, que visa incentivar à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar, combatendo o sedentarismo.
 
O Dia do Desafio foi criado no Canadá durante o rigoroso inverno de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos. O prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. 
 
A ideia propunha que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. 
 
Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. 
 
No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio. 
 
O conceito teve sequência e a campanha passou a ser realizada todos os anos, em todo o mundo.
 
No Brasil, o evento é realizado há 16 anos e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para as pessoas. O convite para participar, se estende a todos, envolvendo o poder público de cada município, as instituições da sociedade civil, empresas e voluntários.
 
As cidades competem contra outras cidades do planeta e o prêmio para as vencedoras é a melhoria de qualidade de vida de seus habitantes. A adesão ao Dia do Desafio mostra a disposição da comunidade em mobilizar seus cidadãos para uma vida saudável. Todas as cidades são vencedoras e recebem o Troféu de Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio.

Via
Prefeitura Municipal de Canguçu
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: