Foto: Ricardo Moura /Canguçu Sports
Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.

            Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos. 

O que é tecido conjuntivo?

            O tecido conjuntivo sustenta as partes moles do corpo, apoiando e ligando os outros tipos de tecido. Caracterizam-se pela grande quantidade de material intracelular e pelo distanciamento das suas células e fibras.

            Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade. nossos músculos, que são responsáveis pelos nossos movimentos, possuem, entre outras características importantes, a elasticidade, que lhes permite voltar ao tamanho normal depois de alongados. Alongamentos antes e depois da exercitação mantêm a flexibilidade e ajudam na prevenção de lesões comuns.

Ø  Objetivos do alongamentos

1.    Restaurar a amplitude de movimento normal na articulação envolvida e a mobilidade das partes moles envolvidas à esta articulação;
2.    Prevenir o encurtamento ou tensionamento irreversíveis de grupos musculares.
3.    Facilitar o relaxamento muscular;
4.    Aumentar a amplitude de movimento de uma área particular do corpo ou corporal de forma geral antes de iniciar os exercícios de fortalecimento;
5.    Reduzir o risco de lesões músculo-tendinosas (tendinite);
6.    Melhora a circulação sanguinea
7.    Alivia inflamações durante o treino;
8.    Reduz o stess e variações do humor.

            Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico.   É relaxante fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.

            A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Não segure a respiração, mantenha-se sempre respirando de forma lenta e controlada.

Marcela Lencastre – Atleta do Team Chicago Brasil 
Personal Trainner 
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: