I Seminário Internacional de Políticas Públicas do Esporte e Lazer:
vivências e marcas do cotidiano das comunidades

19 e 20 de junho de 2015
Universidade de Passo Fundo 


O Esporte e o Lazer constituem-se como um direito social garantido pela Constituição Federal de 1988 como importante meio de expressar a cultura da sociedade. Desde então, muitos movimentos têm acontecido no Brasil dentre os quais cabe destacar o  I Seminário Nacional de Políticas Públicas, realizado na cidade de Campinas - SP, em 2001, cujo objetivo foi socializar experiências de gestão pública na área do esporte e lazer, constituindo-se num espaço rico para a discussão e reflexões sobre o tema.
No Estado do Rio Grande do Sul, como decorrência de um debate histórico, foi criada na Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer, no ano de 2011. No ano de 2015 é criada a Secretaria de Turismo Esporte e Lazer - SETEL. O Estado assume o seu papel de promover o desenvolvimento do esporte e do lazer como um dos fatores de desenvolvimento humano.  Durante este mesmo ano realiza fóruns e encontros regionalizados tendo como foco o tema "Construindo as políticas públicas com a comunidade esportiva do estado" em preparação à Conferência Estadual do Esporte e Lazer.
Uma das demandas apontadas nos encontros regionais e legitimadas na Conferência Estadual, foi a descentralização das ações do esporte e lazer em sintonia como da Fundação do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Sul -  FUNDERGS. A partir de 2012, foram implantados oito "Polos Regionais de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer", sendo coordenados por diferentes instituições de ensino superior, as quais têm como importante função função contribuir na definição e implementação das politicas da área, numa aproximação e articulação com os segmentos esportivos regionais e locais, promovendo o desenvolvimento e a qualificação do esporte de rendimento, educacional e de participação.
Para tanto, os Polos assumem o papel de mediar e acolher ações focadas no esporte e no lazer através da realização de reuniões e congressos técnicos, eventos esportivos, jogos, festivais, clínicas, cursos, etc.... Tudo isto com vistas a ampliar a oferta de espaços de qualificação e capacitação para profissionais de educação física e gestores municipais.
No ano de 2013 o Rio Grande do Sul sediou o XI Seminário Nacional de Políticas Públicas de Esporte e Lazer, no Município de Canoas, com o tema "Esporte e Lazer no Brasil: divisão de responsabilidades entre os entes federativos".  O seminário foi realizado pela Secretaria do Esporte e do Lazer - SEL e pela FUNDERGS, com o apoio do Centro Universitário La Salle de Canoas - UNILASALLE, e da Prefeitura Municipal deste município.
Além disso, nos anos de 2013 e 2014 foram realizados em cada um dos polos regionais, dois encontros de capacitação para os gestores municipais. O primeiro para discutir a proposta dos polos e o sistema municipal de esporte e lazer, e o segundo, sobre Elaboração de Projetos e a Lei de Incentivo ao Esporte do estado do Rio Grande do Sul. Na Universidade de Passo Fundo quando da realização deste ultimo foram tratados também os seguintes temas como, compromisso da universidade com a articulação regional; com a formação dos gestores e profissionais da área e estudantes de educação física. Foi um espaço também para os gestores dos municípios de abrangência da Região 04 do Polo/UPF. Socializar as boas praticas do esporte e lazer.
Ainda em 2014, aconteceu outro importante momento de formação que reuniu os oito Polos regionais na cidade de Porto Alegre. O Seminário Estadual abordou o tema "O esporte como fator de desenvolvimento econômico".
Com vistas a ampliar o olhar e fazer trocas de experiências com outros países, a Universidade de Passo Fundo, no ano de 2014, firmou convênio  a partir da assinatura de um protocolo de cooperação, com a Universidade da Beira Interior, da cidade de Covilhã -  Portugal. A Faculdade de Educação Física por ser um dos Polos Regionais do Esporte e Lazer, assumiu essa  parceria com o propósito de aumentar a mobilidade acadêmica internacional,tendo como foco o desenvolvimento regional, fortalecendo a ideia de se compreender o Esporte e o Lazer como instrumentos de desenvolvimento do capital social e econômico.                    
Este convênio tem como meta possibilitar o intercâmbio de conhecimentos através de diferentes ações, dentre as quais a realização de Seminários tanto no Brasil quanto em Portugal, sendo que todas as ações deste convênio podem ser partilhadas pelos oito Polos Regionais de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer do RS, por terem a mesma missão. 
Por fim, a realização do I Seminário Internacional de Políticas Públicas do Esporte e Lazer - SIPPEL, na Universidade de Passo Fundo,  surge  como mais um desafio para os Polos Regionais, no sentido de oportunizar espaços de formação de gestores municipais, dirigentes esportivos, atletas, profissionais e estudantes da área, envolvidos com  gestão pública e social do Esporte e Lazer nas dimensões educacional, de participação e de rendimento.
Inscrições
Para fazer a sua inscrição no I SIPPEL clique em OUVINTE. Caso você pretenda inscrever trabalhos científicos ou relatos de experiência, clique em PARTICIPANTE.

Tanto OUVINTES como PARTICIPANTES deverão escolher uma ÚNICA temática dentre as 4 propostas. Se for clicado em mais que uma, não será possível concluir a sua inscrição. Boa sorte e obrigado pela sua participação!
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: