Jogos dos Povos Indígenas serão realizados em Salto do Jacuí

Os Jogos dos Povos Indígenas do Rio Grande do Sul serão realizados de 15 a 18 de outubro, em Salto do Jacuí. O evento será realizado pela Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs), Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí, Comunidade Indígena do Salto do Jacuí e Comissão Indígena. 

O objetivo dos jogos é de propiciar a discussão da identidade indígena e sua relação com a sociedade e o meio ambiente. A competição inclui modalidades tradicionais como arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, lutas corporais, batalha aquática e tiro com arco de guerra kaingáng, além de modalidades não tradicionais indígenas corrida curta, corrida de fundo, futebol masculino, futebol 7 feminino, natação em águas abertas, pesca e vôlei.
A finalidade do evento é promover à celebração das expressões culturais tradicionais dos povos indígenas do RS, fomentando o resgate, a revitalização, a valorização da cultura indígena, oportunizando um espaço de construção e fortalecimento do protagonismo dos Povos Indígenas e do seu conhecimento sobre, esporte, lazer, educação, saúde, trabalho, identidade e cultura. Respeitando os aspectos etnoculturais e geográficos das modalidades esportivas praticadas, bem como as manifestações culturais pelos povos indígenas Kaingáng e Guarani Mbÿa do Rio Grande do Sul. 

Serão organizadas, além dos jogos não tradicionais e tradicionais, exposições de artesanato, oficinas de jogos e brincadeiras tradicionais indígenas, grafismo, e artesanato, rodas de discussões educativas, através do Fórum, palestras e debates.

A previsão de abrangência é de contemplar 500 indígenas de 16 comunidades indígenas do Rio Grande do Sul, tendo como ponto de encontro o Parque Municipal de Exposições Victor Hugo Pinto Borowski, do Salto do Jacuí.

Via FUNDERGS
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: