Foto: Alexandre Lops
Pode gritar, em alto e bom som, torcedor colorado: é campeão! Ou melhor, pentacampeão. Pela quinta vez consecutiva, o Internacional é o patrão do Rio Grande do Sul. Após empate sem gols na semana passada, na casa do adversário, o time colorado venceu o Grêmio por 2 a 1, em clássico disputado neste domingo (03/05), em um Estádio Beira-Rio praticamente lotado. Novamente, o soberania vermelha foi posta à prova e o Colorado não decepcionou: segue como o dono dos pampas!

A equipe colorada se impôs e ditou o ritmo da decisão do começo ao fim, como bem queria. No primeiro tempo, foi um baile. Com atuação de luxo de diversas peças do time e, principalmente, na parte coletiva. Todos se doavam na marcação, compactando-se no campo defensivo. Na hora de atacar, a transição era rápida e fulminante. No segundo tempo, a equipe atuou com inteligência e não se expôs, sabendo trocar passes e manter a posse de bola. Os gols da partida foram marcados por Nilmar e Valdívia, para o Inter, e Giuliano, para o Grêmio.

Espetáculo à parte

A torcida colorada deu um verdadeiro espetáculo à parte nas arquibancadas. Após deslocar-se exemplarmente em ordem até o Gigante, convivendo pacificamente com os torcedores adversários, não somente na Zona Mista, a festa se estendeu até o Beira-Rio. Durante o jogo, o apoio foi irrestrito, do começo ao fim do jogo. 

Força total

Apesar de dividir as atenções da decisão estadual com o importante jogo com o Atlético-MG, pela oitavas de final da Copa Bridgestone Libertadores, marcado para quarta-feira (06/05), o técnico Diego Aguirre mandou o que tinha de melhor a campo. Mesmo com algumas baixas importantes, como Juan, Nilton e Jorge Henrique, o Inter entrou para decisão com força total para a busca do pentacampeonato gaúcho. A equipe saiu jogando com a seguinte formação: Alisson; William, Ernando, Alan Costa e Geferson; Rodrigo Dourado, Aránguiz, D'Alessandro, Valdívia e Sasha; Nilmar.

Inter começa pressionando e Grohe salva

O Colorado começou a partida já tentando impôr o seu ritmo e trocar passes com consciência. A primeira boa chance surgiu aos 2 minutos de partida. D'Alessandro aplicou seu tradicional drible, o La Boba, em cima de seu marcador direto, Felipe Bastos. Assim, um clarão se abriu na intermediária gremista e o argentino encontrou Sasha bem posicionado à frente da área. Na hora da conclusão, porém, a zaga abafou o chute, que saiu fraco para a defesa de Marcelo Grohe. Dois minutos depois, D'Alessandro cruzou para a área, Sasha desviou e Rodrigo Dourado saltou mais alto que a defesa para cabecear forte. A bola ia em direção ao ângulo, mas lá estava Grohe novamente para salvar o Grêmio. 

Nilmar coloca o Inter na frente

Apesar da boa atuação, o goleiro gremista não poderia salvar o seu time a vida toda. Aos seis minutos, veio o primeiro golpe. Em contragolpe rápido, D'Alessandro acionou Nilmar, que partiu em velocidade para cima da defesa gremista. Valdívia se desmarcou e recebeu o passe na entrada da área. Após driblar seu marcador, o garoto devolveu para Nilmar, que dividiu com Grohe e levou a melhor. A bola encobriu o goleiro e balançou as redes, fazendo o Estádio inteiro vir abaixo de emoção.

Bem postado na defesa, todos os jogadores colorados se mostravam empenhados na marcação. Sem a bola, todos voltavam e se compactavam no campo defensivo, atrás da linha da bola. Recuperada a posse da mesma, o processo se invertia e o time saia em velocidade para a transição ofensiva. Aos 10 minutos, Grohe voltou a salvar a equipe adversária. Sasha arrancou com rapidez e passou para D'Alessandro chutar firme, mas o goleiro espalmou. 

Valdívia amplia

O segundo golpe não demorou para aparecer. O volante Felipe Bastos deu bobeira e atrasou fraco para Matías Rodriguez. Esperto, Nilmar antecipou-se e aplicou uma meia-lua no lateral gremista. Um clarão foi aberto na defesa adversária. Então, o camisa 7 avançou em velocidade e tocou para Valdívia, que só precisou cumprimentar e sair para o abraço: 2 a 0 Inter!

O Inter seguia criando chances em sequência. Aos 24min, D'Ale passou para Valdívia, que arriscou de fora da área e a bola passou raspando a trave. Aos 37min, uma pintura de jogada. William aplicou uma meia-lua em Marcelo Oliveira e cruzou para o capitão colorado, que chutou de sem-pulo, mas Grohe encaixou. 

Grêmio desconta

O Internacional simplesmente dominou o primeiro completamente. Mas o futebol pode ser cruel em uma oportunidade de desatenção. No apagar das luzes da primeira etapa, aos 45 minutos, Douglas cobrou falta da intermediária, Rodolpho cabeceou e Alisson espalmou. Porém, no rebote, a bola sobrou para Giuliano, que empurrou para as redes e descontou para o Grêmio. 

Segundo tempo truncado

Na volta do intervalo, ambas as equipes efetuaram mudanças. O Grêmio, por opção, trocou os centroavantes. Braian Rodriguez deu lugar a Yuri Mamute. No Inter, Nilmar sentiu desconforto muscular no adutor e foi substituído por Lisandro López. Aos 6min, Valdívia cobrou escanteio fechado pela esquerda e quase fez gol olímpico, mas Grohe espalmou cedendo novo escanteio. 

O ritmo eletrizante da primeira etapa diminuiu no segundo, assim como as oportunidades. Com a vantagem no placar, o Inter passou a administrar o placar e deixar o tempo passar. Aos 22min, D'Ale voltou a testar o goleiro adversário em cobrança de falta fechada ao lado da área. Mas lá estava Grohe para espalmar. O Grêmio tentava subir de produção, mas esbarrava na sempre bem postada defesa colorada e não conseguia ser efetivo em suas ações. 

FICHA TÉCNICA

Internacional (): Alisson; William, Ernando, Alan Costa e Geferson; Rodrigo Dourado, Aránguiz, D'Alessandro (Alex), Valdívia e Sasha; Nilmar (Lisandro López). Técnico: Diego Aguirre

Grêmio: (): Marcelo Grohe; Matías Rodriguez, Rodolpho, Erazo e Marcelo Oliveira; Felipe Bastos (Wallace), Maicon, Douglas (Everton), Giuliano e Luan; Brian Rodriguez. Técnico: Luis Felipe Scolari

Via S. C Internacional
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: