O Programa Palavra Aberta da TV Câmara, do dia 5 de fevereiro, teve como abordagem “Como Brasil pode se destacar no cenário mundial de esportes?. O tema foi abordado pelo deputado federal Afonso Hamm, que foi entrevistado pelo repórter Paulo José Cunha.

Um dos enfoques foi sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O parlamentar afirma que esse evento mundial esportivo, mais uma vez colocará o Brasil na vitrine. “A Copa e os Jogos Olímpicos se traduzem em excelente oportunidade do Brasil se destacar internacionalmente, como um país que valoriza a atividade esportiva”, aponta.

Para esse evento, Hamm, que é vice-presidente da Comissão do Esporte, relata que o Rio Grande do Sul, que tem dois estádios de futebol, entrou no páreo para ser uma das sedes do evento olímpico.

Afonso Hamm destaca que um dos projetos de sua autoria e que já está sendo concretizado, é em relação à Lei Geral da Copa, do qual foi autor da proposta de garantir aplicação de parte dos lucros da FIFA para construção de centros de treinamento para formação de atletas de futebol. O primeiro CT já foi inaugurado no Pará.

De acordo com parlamentar, uma das necessidades é criar a Lei Geral do Esporte, associado à Educação e evitando que os jovens e adolescentes sigam os descaminhos das drogas. Esse assunto será tratado pelo deputado com o novo ministro do Esporte, George Hilton dos Santos Cecílio.

Hamm integrou a Comissão Especial que tratou do Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos (Proforte). Ele explica que uma das sugestões que apresentou foi à criação do Fundo de Iniciação Esportiva (IniciE). “Faltam recursos para formação de atletas tanto nos clubes formadores, quanto nas escolas que não dispõem de estruturas adequadas. O Fundo é para criar as condições de incentivo à prática esportiva na fase de iniciação e assim, efetivar a inclusão social”, argumenta.


Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: