O mundo do futebol tem um novo soberano. Com um gol de Gotze, aos 7 minutos do segundo tempo da prorrogação, a Alemanha venceu a Argentina por 1 a 0 no Maracanã e se tornou tetracampeã mundial. É a primeira vez que uma seleção europeia vence a Copa do Mundo no continente americano.


Como toda boa final da Copa do Mundo, o jogo teve contornos de dramaticidade e foi decidido só no final da prorrogação. Embalada pela vitória massacrante contra o Brasil, a Alemanha começou a partida dominando as ações. Comandada por Kroos, os europeus mantinham a posse de bola e tentavam furar o bloqueio da retranca argentina. Só que, apesar domínio aparente da Alemanha no jogo, a Argentina começou a criar mais chances após os 15 minutos.


A maioria das oportunidades da Argentina eram em jogadas que começavam pela direita. Mas foi em um vacilo da zaga que surgiu a primeira chance real de gol. Kroos deu um passe errado e Higuaín recebeu livre aos 20 minutos. Com uma finalização péssima, o centroavante argentino errou o gol.
Aos 29 minutos, Higuaín até balançou as redes. Mas estava impedido. Na primeira etapa, a Alemanha teve uma chance clara já nos acréscimos. Em escanteio, Hummels acertou a trave aos 46 minutos do primeiro. No rebote, Muller estava impedido.

Na segunda etapa de jogo, a partida ficou mais acirrada, mas continuou com a mesma tônica. A Argentina começou a dominar as ações da partida e criar chances. A maior reclamação no segundo tempo foi um suposto pênalti que Neuer teria cometido em Higuaín. Mas sem o placar ser mexido, o jogo foi para prorrogação.

Logo no primeiro minuto, o jogo mostrou emoções fortes. Em dois minutos, cada time perdeu uma chance de gol. Mas a oportunidade mais clara da partida aconteceu aos 6 minutos. Na jogada, Palácio recebeu livre e, em vez de chutar ao gol, tentou dar um chapéu em Neuer e errou feio.

Foto: Ricardo Moura Reprodução Tv Globo
No segundo tempo da prorrogação, o lance mais forte da partida foi em Schweinsteiger, quando Aguero deixou o braço e atingiu o rosto do meia. O jogador alemão ficou fora por quatro minutos. Um minuto após voltar, Gotze recebeu cruzamento de Schurrle e completou de voleio. Era o gol do título. Após levar o gol, a Argentina partiu para o desespero. Mas não tinha jeito. A Alemanha é a mais nova campeã mundial.

Os outros títulos da Alemanha aconteceram nos anos de 1954, 1974 e 1990. A campanha dos alemães teve seis vitórias e um empate. O time marcou 18 gols e sofreu quatro. O artilheiro da Alemanha foi Thomas Müller, com cinco gols.

Ficha do jogo

Alemanha 1 X 0 Argentina

Data: 13 de julho de 2014
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro:  Nicola Rizzoli (ITA)
Auxiliares:  Renato Faverani (ITA) e Andrea Stefani (ITA)
Cartões amarelos: Howedes e Schweinsteiger (ALE); Aguero, Mascherano (ARG)
Gol: Gotze (aos 7 minutos do segundo tempo da prorrogação).
Alemanha: Neuer; Lahm, Boateng, Hummels e Howedes; Schweinsteiger e Khedira (Schurrle); Muller, Kroos e Ozil (Mertesacker); Klose (Gotze). Técnico: Joachim Low
Argentina: Romero; Zabaleta, Demichelis, Garay e Rojo; Mascherano e Biglia; Pérez (Gago), Messi e Lavezzi (Aguero); Higuaín (Palacio). Técnico: Alejandro Sabella

Confira mais imagens:













  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0
  • Edgard Matsuki - Portal EBC
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: