Começam hoje (28) as inscrições para os IV Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul para Pessoas com Deficiências (Parajirgs), que ocorrerão de 17 a 19 de outubro, em Porto Alegre. O evento tem como objetivo, além de celebrar o trabalho do paradesporto de rendimento, promovendo o desenvolvimento de atletas gaúchos, desenvolver uma política pública de inclusão, viabilizando a participação de pessoas com deficiências físicas, visuais e/ou intelectuais representantes dos diversos municípios do Estado, assim como potencializar a representação paradesportiva do Estado.
O Parajirgs é uma realização e coordenação da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs), e conta com a parceria daSecretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), por meio da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiências e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede); e Associação dos Servidores da Área de Segurança Pública de Portadores de Deficiência (Asasepode).
INSCRIÇÕES – A participação nos Jogos se dá por meio de delegações municipais. Assim, cada prefeitura inscreverá seus atletas com base no Regulamento Geral e Específico do evento, à disposição no site www.fundergs.rs.gov.br.  As inscrições serão realizadas no site da Fundergs, no período entre 28 de julho e 5 de setembro.
O Parajirgs terá a disputa de oito modalidades, nos naipes masculino e feminino. São elas: atletismo, basquete em cadeira de rodas – na modalidade haverá equipes mistas –, bocha, esgrima em cadeira de rodas, goalball, judô, tênis de mesa e natação. As provas acontecerão no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), em Porto Alegre, além de um local ainda a ser divulgado onde ocorrerá a competição da modalidade de natação. É esperada a participação de atletas de 35 municípios, envolvendo aproximadamente 450 participantes, entre atletas e equipes técnicas.
HISTÓRICO DO PARADESPORTO – A primeira competição esportiva para pessoas com histórico de deficiência surgiu em 1948, com os Jogos de Stoke Mondeville. A partir de movimentos existentes na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, surgiu a pressão para a criação de um evento internacional. O primeiro Jogos Paralímpicos aconteceram em Roma, em 1960 ? realizados no mesmo local das Olimpíadas daquele ano. No Brasil o esporte para pessoas com deficiência teve seu início com o atleta Sérgio Seraphin Del Grande, portador de paraplegia. Em 1958, ele foi o responsável pela fundação da primeira instituição do gênero no Brasil, o Clube dos Paraplégicos de São Paulo (CPSP).
No Rio Grande do Sul, o paradesporte ganhou força por meio da Fundergs, que desde a década de 80 incentiva o treinamento destes atletas, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete). O primeiro Parajirgs foi disputado em 2007. Depois de um intervalo de cinco anos, voltou a ser realizado em 2012. Nas duas edições mais recentes, quase 800 pessoas, entre atletas e equipes técnicas, participaram dos eventos, que envolveram ainda técnicos da Fundação e dos parceiros, árbitros, médicos, acadêmicos voluntários e profissionais de Educação Física.
SAIBA MAIS
O que: IV Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul para Pessoas com Deficiências (Parajirgs)
Inscrições: de 28 julho a 05 de setembro
Realização: de 17 a 19 de outubro, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), em Porto Alegre
Idade: a partir de 16 anos
Modalidades: atletismo, basquete em cadeira de Rodas, bocha, esgrima em cadeira de rodas, goalball, judô, natação e tênis de mesa
Naipe: feminino e masculino
Informações: pelo e-mail parajirgs@fundergs.rs.gov.br ou pelo telefone 3215-9413
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: