Turistas suíços e equatorianos confraternizam após assistirem ao jogo entre Espanha e Holanda nos telões da Fifa Fan Fest - Brasília, no Taguaparque (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Natureza, cultura e futebol trouxeram os suíços Peter Adolf e Thomas Ingokd ao Brasil para acompanhar os jogos da Copa do Mundo. Os dois viram hoje (13) o jogo de Holanda e Espanha pelos telões da Fifa Fan Fest em Taguatinga - região administrativa do Distrito Federal a 21 quilômetros de Brasília.

Peter e Thomas desembarcaram na capital federal ontem (12) e pretendem ficar até domingo (15) para assistir ao jogo da Suíça com o Equador, no Estádio Nacional de Brasília. Os próximos destinos antes de retornarem para a Europa são Salvador, Manaus e Rio de Janeiro. Hospedados em um hotel nas proximidades do estádio, na região central da cidade, os dois não reclamaram da distância da Fifa Fan Fest, nem de dificuldades para chegar.

Ao verem muito policiamento nas imediações da festa, inclusive, se disseram muito tranquilos em relação à segurança e nada intimidados com a propalada violência das cidades brasileiras. “Na Europa nos alertaram muito sobre o perigo, as notícias eram sempre muito ruins. Nós não estamos vendo isso aqui, achamos bem mais tranquilo do que disseram”, contou Peter.

Não é a primeira vez que os dois viajam para acompanhar a Copa do Mundo. Ambos estiveram na África do Sul, há quatro anos. “Estivemos na África e lá também conhecemos pessoas muito amáveis e alegres, como no Brasil. Mas o alerta sobre o perigo na vinda para o Brasil foi muito maior”, disse Thomas.

Nem perigo, nem distância afastaram o torcedor do Equador Lenin Gonzales do Taguaparque, onde acontece a Fifa Fan Fest. Ele confraternizou com os primeiros adversários de sua seleção, em uma prévia do que será o primeiro jogo da Copa no Mané Garrincha, no domingo. Gonzales disse que a distância da Fifa Fan Fest da região hoteleira da capital não atrapalha, porque os brasileiros são solícitos e ajudam os turistas a chegar. “Todas as pessoas são muito amigas, qualquer pergunta [que se faz] elas se esforçam para ajudar”, disse.
Os estrangeiros têm mesmo buscado informações sobre deslocamento. Segundo os "embaixadores" bilíngues do Centro de Atendimento ao Turista, montado no espaço da Fan Fest, os questionamentos sobre linhas de ônibus e metrô são os mais frequentes, e os turistas foram a maioria dos visitantes da festa hoje, quando o movimento foi muito menor do que o de ontem, no primeiro jogo do Brasil.
“Ontem, tivemos muitos brasileiros, mas hoje tivemos mais turistas. O que eles mais perguntam é sobre metrô, linhas de ônibus, pontos turísticos e se temos wi-fi. E nós não temos”, contou Eloá Costa, uma das embaixadoras bilíngues.

Apesar da presença de suíços, em função do jogo do próximo domingo, os turistas mais vistos na festa da Fifa são da América do Sul, com os equatorianos em primeiro lugar. “Temos visto também muitos colombianos e peruanos, mas os equatorianos são maioria”, conta o embaixador que traduz para espanhol, Joel Aguilar.

Mas nem tudo foi alegria na Fan Fest. Os artesãos que têm espaço para exposição na festa estão frustrados. Segundo eles, o movimento de hoje foi muito baixo e praticamente não houve vendas. “Ontem nós tivemos muito movimento, mas vendemos pouco também”, conta a artesã Tânia Maria Mendes de Souza.

Segundo ela, apesar de não pagarem pelo espaço, os artesãos fizeram investimento em material, uniformes, transporte, entre outras coisas, e estão preocupados com a baixa frequência em dias de jogos que não são do Brasil. Para Tânia, o fato de a festa ter sido levada para Taguatinga, associada à pouca divulgação sobre a disponibilidade de artesanato brasileiro para venda no local, podem ser as explicações para a frustração nas vendas. “Eu vi no jornal que chegaram muitos turistas a Brasília, mas eles estão lá no Plano Piloto. E se não está tendo ninguém [na Fifa Fan Fest], é porque está faltando divulgação”, analisou.
A PM ainda não informou a estimativa de público na Fan Fest de hoje. Ontem, 40 mil pessoas compareceram ao local ao longo do dia.


Editor: Stênio Ribeiro
  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: