Chegou o grande momento. O maior evento esportivo do planeta começa em algumas horas no Rio Grande do Sul. O Estado mais ao sul do Brasil já vem recebendo turistas entusiasmados com o megaevento e as atrações turísticas a sua disposição. Além desses atrativos, o Rio Grande do Sul também é marcado pela tradição no futebol e na cultura regional.
Foi em solo gaúcho que nasceu o clube de futebol mais antigo em atividade no Brasil. Conhecido como “vovô tricolor”, o Sport Club Rio Grande foi fundado em 19 de julho de 1900, na cidade de Rio Grande, no sul do Estado. Além do nome, as cores – verde, vermelho e amarelo – fazem referência à bandeira gaúcha. A data da fundação, inclusive, ficou estabelecida como o “Dia do Futebol” pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
E se o primeiro time do Brasil ainda em atividade é gaúcho, também é gaúcha uma das maiores (se não a maior) rivalidades no futebol brasileiro. Grêmio Football Porto-Alegrense e Sport Club Internacional levam a concorrência para além do campo. Se nos gramados a busca é pelo número de títulos, fora dele a paixão clubística gera até mesmo o aperfeiçoamento de diversos setores. Costuma-se até falar entre os torcedores que os novos estádios, a nova Arena do Grêmio e o modernizado Beira-Rio, é resultado dessa constante disputa. 
Um estado ligado a suas raízes
Churrasco, chimarrão e expressões linguísticas como “bah” e “tchê”, são alguns dos elementos que demonstram que o gaúcho valoriza os costumes e faz questão de manter viva a sua identidade cultural, na qual a tradição convive com o estilo de vida moderno.
Eventos como o Acampamento Farroupilha – com uma edição especial durante a Copa 2014 – e a maior feira de agropecuária da América Latina, a Expointer, são exemplos dessa valorização.
Por falar em eventos, há diversos deles nos mais variados municípios do Rio Grande do Sul. Cada um deles ressaltando um aspecto da cultura regional. Festa da Uva em Caxias do Sul, Fenachamp em Garibaldi, Oktoberfest em Santa Cruz do Sul, Fenadoce em Pelotas e Festa do Peixe em Tramandaí, são apenas alguns registros de um estado que tem praticamente uma festa em cada um dos 497 municípios.
A diversidade de festas é também a multiplicidade de destinos turísticos. Do Litoral à Serra, das Missões aos Pampas, passando pelos parques naturais,  o RS oferece paisagens inesquecíveis, atrativos singulares que o caracterizam como um Grande Destino.

Que role a bola na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014! E que sejam bem vindos todos os torcedores! Este é o desejo do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.


Texto: Nathália Ely
Edição: Redação Secom
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: