Chico (Arbitro),Cleizi Zanatte Assessora Técnica Sel/Fundergs,  Edimilson Tresoldi (Secretario De Esportes De Canoas), Duda (Eduarda Luizelli) e Luiz Carlos Boaro
A presença das mulheres no cenário do futebol feminino no Brasil será retratada na exposição “Futebol e Mulheres no País da Copa 2014”, que ficará aberta de 24 de junho a 13 de julho, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. A abertura oficial acontece nesta quarta-feira, às 19h.
A mostra contará ainda com material do movimento "Guerreiras Project", é um coletivo de atletas, artistas, acadêmicas/os e ativistas, que toma o futebol praticado por mulheres como um instrumento que permite tornar gênero algo visível, revelando os efeitos que normas restritas gênero tem socialmente, culturalmente e materialmente. 
Outra atração que estará no mesmo local é a exposição sobre a história da Liga da Canela Preta, um grupo de negros do início do século passado que fez a resistência contra o racismo no futebol porto-alegrense. 
A realização da exposição é parte de um convênio firmado entre a Fundação do Esporte e Lazer do RS (FUNDERGS) com a Associação Gaúcha de Futebol Feminino (AGFF) para a execução do Programa Futebol e Mulheres. A parceria conta ainda com a colaboração da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Centro de Memória do Esporte (CEME) da UFRGS. 
O Programa prevê ainda a realização de um calendário de eventos, conforme cronograma abaixo:

Agosto/14: 1º COPA RS DE FUTEBOL FEMININO – Torneio de Futebol que habilita duas equipes do estado para jogar o Campeonato Gaúcho promovido pela FUNDERGS através de convênio com a AGFF com apoio da Federação Gaúcha de Futebol. A equipe campeã representará o estado na Copa do Brasil de Futebol Feminino. 
17 a 19/07 - CURSO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS DE JOGADORAS, em São Paulo com o Coletivo Guerreiras Project. Participação de 03 mulheres ligadas ao Futebol Gaúcho, para posteriormente, serem multiplicadoras no estado desta capacitação.      
Agosto e Setembro/14.- CURSO DE ÁRBITRAS E MESÁRIAS DE FUTEBOL PARA MULHERES: Propiciar a formação visando a geração de renda, autonomia e empoderamento das mulheres. 

25/10/14 - FÓRUM ESTADUAL "GESTÃO E ÉTICA NO FUTEBOL FEMININO" – Promover amplo debate sobre o universo do futebol feminino no estado, no sentido de incentivar participantes a pensarem criticamente sobre as barreiras enfrentadas pelas mulheres no futebol gaúcho e brasileiro em suas diferentes manifestações (rendimento, lazer e escolar). Também estimular a criação de alternativas de superação às barreiras enfrentadas pelas mulheres neste contexto.

Novembro/14 - LANÇAMENTO DE PUBLICAÇÃO E MOSTRA EM VÍDEO. Registrar as ações realizadas dentro do cronograma ora apresentado em livro e vídeo. 
SERVIÇO:

O que: EXPOSIÇÃO FUTEBOL E MULHERES NO PAÍS DA COPA 2014 E EXPOSIÇÃO DA LIGA CANELA PRETA
Quando: de 24 a 13 junho
Onde: Usina do Gasômetro, Avenida Presidente João Goulart, nº 551, bairro centro – Porto Alegre
Abertura: dia 24 de junho, às 19h
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: