Famosa entre os corredores que querem potencializar a dieta – e a corrida –, a batata-doce pode ser uma boa fonte de fibras e vitaminas antioxidantes – como o betacaroteno, que combate os radicais livres que induzem ao envelhecimento precoce e faz bem para a visão. 

>> BATATA-DOCE É OPÇÃO DE CARBOIDRATO

Este alimento, além de ser fonte de energia para o trabalho muscular, ajuda a evitar lesões relacionadas à corrida e atua na defesa do organismo. Suas fibras prolongam a sensação de saciedade. Além disso, uma unidade de batata-doce atinge 50% da recomendação diária de ingestão de betacaroteno.

Benefícios
A batata doce emagrece pois tem um baixo nível glicêmico, proporciona uma digestão mais lenta e faz com que o organismo fique saciado por mais tempo. Além disso, o processo lento de digestão evita picos de insulina, que podem gerar acúmulo de gordura localizada.


Como ela é rica em betacaroteno, ela atua com excelentes antioxidantes que combatem os radicais livres formados com a prática esportiva, fazendo com que o corredor tenha disposição de sobra na hora da atividade.

Como consumir?
Para os corredores, o ideal é consumir a batata-doce de duas maneiras:

- com antecedência a treinos curtos (de 5 km a 10 km): Comer com um tempo de diferença (duas horas, pelo menos) para o início de um treino. Isso, garante a manutenção do estoque de glicogênio (açúcar no corpo) para a execução da atividade física, sem estimular o acúmulo de gordura.

- antes de treinos e corridas mais longas (acima dos 10 km): Como a liberação dos carboidratos no sangue é mais demorada, faz com que o corpo tenha energia por mais tempo durante a prática do exercício.  

Outra opção é misturá-la ao arroz branco, massa de trigo branco e pão francês em sua dieta. É de rápido preparo e pode até ser consumida no café da manhã, com mel e canela, por exemplo. Evite prepará-la com óleos para não engordar. Para aproveitar melhor seus nutrientes, cozinhe-a com a casca. Assim, você aproveita mais as fibras.

Receita
Purê de batata doce light (1 porção):

- 130 g de batata doce
- 1 colher de chá de requeijão light (10g)
- 2 colheres de sopa de leite desnatado

Cozinhe as batatas. Amasse com um garfo. Misture o leite e o requeijão até que o purê incorpore a consistência de sua preferência.

(Fonte: Andre Pellegrini, nutricionista do Instituto do Atleta, em São Paulo/Luciana de Oliveira, nutricionista esportiva em Porto Alegre)
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: