Sob chuva na Arena Pernambuco, a Alemanha jogou melhor do que os Estados Unidos (EUA) durante toda a partida e venceu o rival por 1 a 0 nesta quinta-feira (26). O gol foi marcado pelo atacante Thomas Müller no segundo tempo (com 4 gols, passa a dividir a artilharia com Messi e Neymar). O resultado afastou as suspeitas de um “acordo de cavalheiros” entre as seleções, já que o empate classificaria as duas diretamente. 

Mesmo com o resultado negativo, os norte-americanos passaram por terem melhor saldo de gols do que Portugal, que ganhou de Gana no outro jogo do grupo G.  Na próxima fase, marcada para 30 de junho, a Alemanha vai a Porto Alegre e enfrenta o segundo colocado do grupo H. Já os Estados Unidos, no dia seguinte, pegam o primeiro lugar da chave.

O jogo
A Alemanha começou a partida em alta velocidade, indiferente à chuva que quase cancelou o jogo em São Lourenço da Mata (PE). Os europeus estavam dispostos a apagar a imagem do empate apertado contra Gana. Nos primeiros dez minutos, tinham nada menos do que 85% de posse de bola e já haviam criado pelo menos duas chances de gol. A primeira, logo no inicio, quando Müller arriscou um voleio e em uma sobra, Podolski chutou por cima. Logo depois, Schweinsteiger lançou Boateng, que tocou de primeira para a área, mas o goleiro Howard chegou antes na bola. A equipe europeia estava a mil por hora, e os Estados Unidos se fechavam com todo o time no campo de defesa. Logo depois, o zagueiro americano Gonzalez evitou o primeiro gol exatamente na hora em que o artilheiro Müller iria concluir.

A Alemanha tinha o controle da partida. Os Estados Unidos somente conseguiram chegar com perigo aos 22 minutos, quando o meia Zusi chutou de fora da área com bastante perigo. Nessa segunda metade do primeiro tempo, a partida era mais equilibrada e a posse de bola dos norte-americanos passou para 34%. Isso fez com que os objetivos em campo ficassem ainda mais claros. Os Estados Unidos apostavam em contra-ataques, mas os europeus trabalhavam com a bola do meio para frente contando com os talentos individuais da equipe.
Um deles era o meia alemão Özil, que fazia a melhor partida dele na Copa. Aos 34 minutos, quase abriu o placar, depois de limpar a zaga e chutar forte e rasteiro. Howard fez mais uma boa defesa, sem dar rebote. O goleiro manteve a segurança em pelo menos mais dois lances até o final do primeiro tempo depois de cruzamentos para a área.


Segundo tempo
Na etapa final, a Alemanha voltou com o artilheiro Klose no lugar de Podolski, e com características semelhantes ao início do jogo: os europeus com a marcação adiantada e os americanos com time recuado, seguravam a pressão, com a atuação decisiva do goleiro. Aos nove minutos, de novo Howard fez milagre ao espalmar a cabeceada de Mertesacker. O rebote voltou na entrada da área para o artilheiro Thomas Müller, que chutou forte no canto esquerdo para abrir o placar e fazer o quarto gol dele na Copa e se igualar na artilharia a Neymar e Messi.

Com o gol, a Alemanha recuou, diminuiu a velocidade e passou a cadenciar a partida. Os Estados Unidos tinham dificuldades no setor de criação e, mesmo com a entrada  de Bedoya (no lugar de Davis), o gol de Neuer não era ameaçado. No final do jogo, os Estados Unidos também deixaram de arriscar. O resultado da outra partida garantia a passagem para as oitavas de final.

Ficha do jogo
Estados Unidos 0 X 1 Alemanha
26 de junho de 2014 - Arena Pernambuco

EUA -  Howard, F. Johnson, O. Gonzalez, Besler e Beasley, Jones,  Beckerm, Zusi (Yeolin) e Bradley, Davis (Bedoya) e Dempsey.
Alemanha - Neuer, Boateng, Per Mert. Hummels e Höwedes,  Lahm, Schweinsteiger (Gotze), Özil (Schurrle), Kroos, Podolski (Klose) e Müller.
Gol: Thomas Müller, aos 9 do segundo tempo.
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB).
Auxiliares: Abduxamidullo Rasulov (UZB) e Bakhadyr Kochkarov (KGZ).
Cartões amarelos: Gonzalez e Beckerman (Estados Unidos) e Höwedes (Alemanha).

  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0
  • Luiz Claudio Ferreira - Portal EBC
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: