O futebol feminino esteve em destaque no sábado em Pelotas. A Câmara de Vereadores foi palco do Seminário Estadual sobre o assunto, organizado pela Comissão de Esportes da Câmara, presidida pelo vereador Ivan Duarte. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que é vice-presidente da Comissão do Esporte, foi palestrante no evento.

Na oportunidade, Hamm abordou sobre o envolvimento que tem com a área esportiva, em especial com o futebol, quando já foi goleiro do Grêmio Esportivo Bagé, treinado pelo Felipão.

Em relação ao futebol feminino, o parlamentar relatou algumas ações que já realizou em prol do setor. Já esteve reunido com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, reivindicando a estruturação da modalidade esportiva feminina. E também, a efetivação de um projeto que vise a maior igualdade de gênero nos campeonatos que ocorrem no país, valorizando as profissionais do futebol feminino e promover oportunidades de visibilidade desta modalidade esportiva. “O futebol feminino tem importante potencial de envolvimento com a transmissão das partidas pela televisão em rede nacional e a efetivação de um calendário das competições”, salienta.

Durante o pronunciamento, Hamm destacou algumas ações voltadas ao Esporte, como os projetos de lei para alterar a Lei de Incentivo ao Esporte. O deputado é autor do PL 3920/2012, que permite que pequenas e médias empresas participem da Lei de Incentivo ao Esporte visando fomentar as atividades esportivas. E, também o PL 3921/2012, que visa incentivar o esporte na base da formação das crianças com melhorias de infraestrutura das escolas de educação básica das redes públicas de ensino.

Fundo de Iniciação Esportiva

Outro tema abordado pelo parlamentar foi sobre o PROFORTE. Hamm sugeriu a criação do Fundo Nacional de Iniciação Esportiva (INICIE), destinado para dar apoio financeiro aos projetos de iniciação desportiva, em modalidades olímpicas e paraolímpicas, futebol e nas escolas. Os recursos para o fundo constituem de 10% do montante arrecadado pela Loteria Instantânea Exclusiva (LOTEX), que foi criada no projeto, além de outras receitas. Hamm foi relator na área de formação de atletas na Comissão.

Ainda salientou sobre o projeto de sua autoria na Lei Geral da Copa sobre o "artigo 29", visando à construção dos Centros de Treinamento. E ainda ressaltou sobre a campanha da Comissão do Esporte, da qual sou vice-presidente, sobre o "fim do jogo para o racismo".

O evento também contou com a presença dos vereadores Rafael Amaral e Tenente Bruno. Ainda estava presente a ex Jogadora da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Michael Jackson, o presidente da Associação Gaúcha de Futebol Feminino, Carlos Alberto Souza e demais autoridades e convidados.
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: