Deputado federal Afonso Hamm (PP-RS)
A Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados será palco nesta quarta-feira, dia 19, às 14h, no plenário 4, da audiência pública para tratar dos recentes casos de racismo no futebol, que vem ocorrendo com frequência nas competições esportivas. O debate foi proposto pelo deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que é vice-presidente da Comissão, que apresentou requerimento na Comissão para tratar do assunto.

A discussão sobre o tema também foi apresentada pelo presidente da Comissão Damião Feliciano e subscrito pelo deputado Marcelo Matos.

O Brasil, que será cenário da Copa do Mundo de Futebol, recentemente conviveu com cenas de racismo, considerado crime inafiançável pela Constituição Federal. “É inadmissível, que a menos de 100 dias da Copa do Mundo, os estádios estão sendo palco de manifestações que ultrapassam o nível de aceitação popular”, sustenta Hamm ao repudiar todo e qualquer ato de racismo no esporte.

Para esta reunião foram convidados, o árbitro de futebol do Rio Grande do Sul, Márcio Chagas Da Silva, Ministra da Igualdade Racial, Ministra de Direitos Humanos, Presidente da Federação de Futebol de São Paulo, Presidente da Federação de Futebol do Rio Grande do Sul, Diretor da Fifa no Brasil e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Casos de preconceito

Nesses dois últimos meses, diversos casos de preconceito foram divulgados pela mídia. Uma das ocorrências foi com o jogador do Cruzeiro Esporte Clube, Paulo César do Nascimento (Tinga), que foi alvo de insultos racistas durante uma partida de futebol pela Copa Libertadores da América, no Peru. As cenas de racismo se repetiram contra o jogador Arouca, dos Santos, que foi chamado de "macacão" por torcedores durante partida entre os Santos e o Mogi Mirim. O árbitro gaúcho Márcio Chagas da Silva também foi vítima de racismo após o jogo entre Esportivo e Veranópolis, em Bento Gonçalves. Em Patos de Minas, durante o jogo entre Mamoré e Uberlândia, o lateral-esquerdo reserva Francisco Assis, do Uberlândia, também sofreu com palavras de racismo.

Na avaliação de Afonso Hamm, as atitudes racistas no futebol devem ter punição severa para que não continuem com frequência nos estádios brasileiros.


Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: