A mulher transformou e criou uma nova cultura no mundo do Futsal, o que atualmente, proporciona muitas perspectivas as meninas que praticam este esporte, visando um futuro melhor.

Contudo, a história aponta que há muitos anos atrás foi muito difícil à aceitação dessa prática por parte das mulheres, e que estas enfrentaram grandes dogmas tanto da alta elite quanto da classe baixa, pois se acreditava que a prática deste esporte por parte das mulheres afetava sua sexualidade e principalmente que elas não sabiam jogar de forma artística. Mesmo com suas diferenças fisiológicas em relação ao homem, hoje se sabe que a mulher tem mais resistência a lesões do que os homens, por causa da sua estrutura, mas será que as dificuldades e desafios são pequenos nos dias de hoje?

Não, continuam sendo gigantescos, uma passadinha em uma competição no interior de Canguçu neste sábado (07) podemos conferir as dificuldades que as meninas tem de jogar uma competição de futsal.

Primeiramente a formação de equipes é muito dificultada, faltam material esportivo,  uniformes e bolas geralmente são emprestados de equipes masculinas, quando tem uniforme a dificuldade é o transporte, competições femininas são poucas e geralmente longe dos domicílios das jovens rurais ou moradoras da área urbana.

Outra importante questão e que é enfrentada pelas atletas da região rural é a disputa em quadra de saibro, dureza pura, machucados, jogadas mais bruscas que ajudam a criar uma atleta de característica própria.

Mesmo com as dificuldades elas não desistem, esperam mais apoio para fomentar o esporte no município, esperam uma atenção especial para as meninas, esperam menos preconceito, esperam mais reconhecimento.


No Brasil a presença feminina dentro das quatro linhas ainda busca a sua afirmação, assim como fora das quadras à mulher também procura seu espaço como treinadoras,preparadoras física, e outras atividades ligadas ao futsal feminino.

Confira mais imagens 


Equipe do Corinthians

Equipe do Figueirense










Confira Vídeo do jogo de futsal no saibro




Confira abaixo um áudio onde a atleta Josiane Nornberg falo um pouco sobre a competição do futsal colonial e as dificuldades para as meninas disputar uma competição.





Parceiros Canguçu Sports

      

           

Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: