Márcio Rodrigues/CPB/MPIX
Seleção brasileira de futebol de 5 com a medalha de ouro dos Jogos Paralímpicos 


A cidade de Atenas, na Grécia, recebe dois grandes eventos paralímpicos neste final de semana, 23 e 24. No sábado, 23, haverá a premiação do Paralympic Sport Awards e, no domingo, 24, a eleição do Conselho Executivo do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) para o ciclo 2013-2017. O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, concorre ao cargo de vice-presidente do órgão internacional.

A cerimônia de premiação do Paralympic Sport Awards é sempre realizada um ano após os Jogos Paralímpicos de Verão ou de Inverno. Nesta edição, o Brasil concorre com quatro indicados: o nadador Daniel Dias, a velocista Terezinha Guilhermina, a equipe de futebol de 5 (para cegos) e o diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Chefe da Missão Brasileira em Londres-2012, Edílson Rocha, o Tubiba.

Daniel Dias, que conquistou seis medalhas de ouro na natação nas Paralimpíadas de Londres-2012, concorre na categoria melhor atleta masculino. Na respectiva categoria feminina, está a mineira Terezinha Guilhermina, dona de dois ouros no atletismo (100m, com recorde mundial, e 200m, com recorde dos Jogos, classe T11).

Na lista dos melhores times, o Brasil concorre com a equipe de futebol de 5, que chegou ao terceiro ouro consecutivo na Inglaterra. A seleção ganhou todos as medalhas douradas disputadas desde que a modalidade passou a integrar o programa dos Jogos Paralímpicos, em Atenas-2004.

Já na relação dos melhores oficiais, Tubiba, o Chefe de Missão do Brasil em Londres-2012, concorre com outras duas autoridades. Nos Jogos na Inglaterra, ele liderou uma delegação de 182 atletas que chegou ao inédito 7º lugar geral no quadro de medalhas. Atualmente, Tubiba é diretor técnico do CPB.

O Brasil só não concorre em duas categorias neste ano: melhor atleta estreante masculino e feminino. Em 2005, o país venceu no Paralympic Sport Awards com Clodoaldo Silva, na categoria melhor atleta masculino. O nadador recebeu, à época, o reconhecimento pelas seis medalhas de ouro e uma de prata conquistadas nas Paralimpíadas de Atenas-2004.
No domingo, 24, também em Atenas, ocorre a eleição do Conselho Executivo do IPC para o próximo ciclo. Vinte e oito candidatos disputarão 12 postos: um para presidente, um para vice-presidente e 10 para membros do Conselho Executivo. O atual presidente do IPC, o inglês Sir Philip Craven, concorre à reeleição. E o presidente do CPB, Andrew Parsons, pleiteia o cargo de vice-presidente. Sob a gestão de Parsons, o Brasil saltou do 9º lugar no quadro geral das Paralímpiadas de Pequim-2008, com 16 medalhas de ouro, para o 7º nos Jogos de Londres-2012, com 21 ouros. Parsons, atualmente, é um dos 10 membros do Conselho Executivo do IPC.

A norte-americana Ann Cody, representante do Comitê Paralímpico dos Estados Unidos, também disputa o cargo.

Terão direito a voto os Comitês Paralímpicos nacionais, as federações esportivas internacionais, as organizações internacionais de esporte para deficientes e organizações regionais, num total aproximado de 200 votantes.

Confira os indicados ao Paralympic Sport Awards: 


Melhor atleta (fem.)
Yunidis Castillo (CUB) – atletismo
Terezinha Guilhermina (BRA) – atletismo
Zarah Nemati (IRÃ) – tiro com arco
Esther Vergeer (HOL) – tênis em cadeira de rodas
Yu Chui Lee (HKG) – esgrima em cadeira de rodas


Melhor atleta (masc.)
Patrick Anderson (CAN) – basquete em cadeira de rodas
Ryley Batt (AUS) – rúgbi em cadeira de rodas
Daniel Dias (BRA) – natação
Heinrich Popow (ALE) – atletismo
David Weir (GBR) – atletismo


Melhor estreante (fem.)
Johanna Benson (NAM) – atletismo
Michelle George (BEL) – hipismo
Marlou Van Rhijn (HOL) – atletismo


Melhor estreante (masc.)
Raymond Martin (USA) – atletismo
Jonnie Peacock (GBR) – atletismo
Alex Zanardi (ITA) – ciclismo


Melhor time
Equipe australiana de rúgbi em cadeiras de rodas (masc.)
Equipe brasileira do Futebol de 5 (masc.)
Equipe canadense de basquete em cadeira de rodas (masc.)


Melhor oficial
Edilson Rocha Tubiba (BRA)
Sylvia Sekowska (ALE)
Louis Barbeau (CAN)



Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro


Parceiros Canguçu Sports

      

             

Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: