Maria Cecilia Bettin Dos Santos fala sobre o esporte em Canguçu
Hoje, 19 de novembro, é comemorado o dia internacional do xadrez. O esporte milenar ganhou vários países e hoje é uma das mais praticadas modalidades. Na Rússia, país que institucionalizou o xadrez como prática escolar e intelectual acontecem várias festas em praças públicas onde o esporte é jogado durante o dia.

Xadrez é um jogo de estratégia e tática onde os jogadores movem 32 peças em um tabuleiro de 64 casas. As casas divididas de forma igual são alternadas em cores claras e escuras.

O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado no dia 19 de novembro, data de nascimento do cubano José Raúl Capablanca (1888-1942), um dos maiores enxadristas de todos os tempos.

Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores, sendo também conhecido como Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional para distingui-lo dos seus predecessores e de outras variantes da atualidade. A forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do século XV, durante o Renascimento, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas. O Xadrez pertence à mesma família do Xangai e do Shogi e, atualmente segundo os historiadores do enxadrismo (ou xadrezismo), todos eles se originaram do Chaturanga, que se praticava na Índia no século VI D.C .

Para marcar a data em Canguçu a Escola Esta dual João de Deus Nunes realizou nesta terça-feira (19) a 4ª edição do já tradicional Torneio Escolar de Xadrez, enxadristas de diversa cidades da região presentes em Canguçu, confira o que diz a Professora Maria Cecilia sobre as atividades de hoje e sua avaliação do atual estágio do esporte em Canguçu:

Confira o áudio


Dia Internacional do Xadrez


Parceiros Canguçu Sports

      

           

Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: