O vereador Progressista César Madrid apresentou a mensagem Legislativa que autoriza a Prefeitura Municipal de Canguçu a implantar no município de Canguçu a Semana da Capoeira, segundo o vereador o intuito é de agregar mais um fator para celebrar a Cultura Negra no nosso município.

A Capoeira é uma arte marcial brasileira com origem na África que combina aspectos de dança, música e acrobacias, sendo um meio de expressão da linguagem corporal. Ela foi desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, com influência indígena, provavelmente no início do século XVI.

A Capoeira é conhecida por seus movimentos rápidos usando os braços e pernas para executar manobras de agilidade, ela incorpora movimentos reais, enquanto que no esporte tradicional se dá mais ênfase aos movimentos de alta demonstração de habilidade. É praticada com música tradicional tendo como instrumento mais importante o berimbau.

Esta arte foi por muito tempo perseguida, discriminada, marginalizada, porém resistiu. Segundo BRUHNS (2000) a capoeira, passou primeiramente por um processo de criminalização, onde esteve presente no Código Penal Brasileiro de 1890, após, passou por um momento intitulado de legalização, onde a capoeira buscou a sua afirmação como esporte ou como modalidade nacional de luta. Por fim houve o momento da institucionalização da capoeira, onde ela foi reconhecida oficialmente como esporte em 1972, conforme portaria expedida pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC).

O Vereador  ainda vê a necessidade de um maior fomento do esporte em Canguçu, temos que valorizar mais, mestres, instrutores e por que não dizer os atletas deste esporte, o ensino da capoeira exalta a oportunidade para a integração entre diferentes componentes curriculares como história, educação física, geografia, física, artes plásticas, música e outros, além de mobilizar os setores do desporto, turismo, meio ambiente. Saúde e segurança. Ciente de que vivemos em uma fusão de culturas e reconhecimentos procurou-se apresentar ensaio do entendimento de uma metodologia didático-pedagógica, fundamentada principalmente nas escolas.

Por fim o vereador Madrid lembra que como foi estabelecido através da Lei 10.639/2003, o dia 20 de novembro representa o dia da Consciência Negra, por ser a data em que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, assim, nada mais justo, que a semana de comemoração desta data tão importante, seja também considerada Semana da Capoeira, pois a Capoeira foi e é a principal forma de expressão deste povo tão importante para o nosso País. 

A mensagem foi aprovada na Cãmara Municipal de Vereadores de Canguçu e agora vai para o Prefeito Gerson Cardo Nunes sacionar, ou não!




Parceiros Canguçu Sports

      

             

Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: