Luiz Hermes e Itatiã são a nova geração da arbitragem Canguçuense
Não é de hoje que árbitros Canguçuenses buscam conquistar seu espaço no cenário esportivo regional e estadual, uma dura missão de conquistas diárias, trabalho físico e mental para qualificar o resultado dentro das quatro linhas.

Da mesma forma com que jogadores iniciam sua vida futebolística sonhando com passos maiores e querendo chegar ao mundo profissional os árbitros também buscam a realização pessoal,  finais municipais, clássicos regionais, jogos de equipes profissionais, grandes decisões do futebol, estar onde somente os melhores podem estar, ter reconhecimento pelo trabalho realizado, árbitro também quer chegar la.

Muito mais que o conhecimento das regras a rotina do árbitro envolve condicionamento psicológico e físico, alimentação adequada e um extraordinário poder de percepção. O bom profissional quer mostrar estar preparado, não quer errar.

O município de Canguçu tem uma lista seleta de árbitros que conquistaram o seu espaço no mundo da arbitragem, arbitragem de futebol e futsal, formados especificamente para desempenhar a função de mediador das mais diversas situações, para-raios das emoções de grande parte dos torcedores.

Joaquim Moura também atuou como árbitro

Os primeiros árbitros Canguçuenses a ganhar o mundo esportivo regional e estadual são bem conhecidos, o primeiro hoje é presidente do América Futebol Clube de Canguçu, Joaquim Morales de Moura hoje com 72 anos de idade é formado pela Federação Gaúcha de Futebol e pela Federação Gaúcha de Futsal, no seu histórico profissional jogos da Série Ouro do futsal gaúcho entre muitas outras categorias, pelo futebol de campo trabalhou durante anos  em competições estaduais  e coordenou a criação do Departamento de árbitros da cidade de Bento Gonçalves onde ajudou a formar mais de 30 profissionais do apito.

Hudson atua na arbitragem em Canguçu


Dirceu Hudson tem 57 anos, atualmente ele é comerciário, é um dos mais antigos árbitros Canguçuense em atividade, formado pela Federação Gaúcha de Futebol na década de 80 comandou diversos clássicos regionais, profissionais e de categorias de base, ele é um dos mais conhecidos árbitros de Canguçu, dificilmente exista alguma competição em que ele não tenha trabalhado, pelo futsal chegou também até a série Ouro, Hudson é o sengo na lista de árbitros formados de Canguçu.

Ricardo Moura como árbitro assistente no Estádio Beira-Rio


Ricardo Moura, 42 anos sendo mais de 18 com envolvimento direto na arbitragem, formado pela Federação Gaúcha de Futsal, com atuações no Campeonato Gaúcho Série Ouro, Prata e Bronze entre outras categorias, formado pela Federação Gaúcha de Voleibol  também atuou na mediação de partidas pelo estado, mas a realização profissional principal veio com a formação pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado do Rio Grande do Sul,  foram mais de 15 anos de atividade, Todas as categorias do futebol Gaúcho, profissionais ou não, todos os clássicos regionais,  atuação em jogos dos principais clubes do estado (Grêmio, Inter, Caxias e Juventude, Brasil e Pelotas), atuou como árbitro assistente na grande maioria dos jogos, no apito a fase final do 1º Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino e em diversos jogos  pelo SAFERGS.

Luiz Hermes ao centro - Árbitro no estádio Olímpico


Luiz Hermes Junior é outro árbitro Canguçuense que aos 27 anos também busca chegar mais longe na carreira, formado em Educação Fisica em 2010 ele é arbitro formado pela Federação Gaúcha de Futebol desde o ano de 2009, ele compõe a letra “C” do quadro de árbitros da federação, no seu currículo a participação em diversos campeonatos estaduais, Segundona Gaúcha, Copa Willy Sanvitto desempenhando a função de 4º árbitro e Estadual Junior, Juvenil e infantil na função de árbitro principal.

Itatiã na função de árbitro assistente - Esquerda

O Professor de Educação Física Itatiã Nunes  de 27 anos é outro árbitro Canguçuense que conquistou seu espaço no cenário da arbitragem regional, com a participação destacada em clássicos Far-Pel e Bra-Far, divisão de acesso do Campeonato Gaúcho, Copinha entre outros ele esteve ao lado de grandes nomes da arbitragem gaúcha
No currículo do árbitro Itatiã ainda constam uma série de partidas pelo Campeonato Gaúcho da categoria Juvenil, inclusive com a dupla Grenal.

Formado em futsal no ano de 2008, formado em arbitragem de futebol sete em 2009 ena Federação Gaúcha de Futebol de Campo em 2010 participou de diversas competições regionais de futsal e campeonatos amadores pela Zona Sul.


Na realidade existem muitos outros árbitros com alguma formação, alguns já a algum tempo mas que não desempenham a função com regularidade, outros recém formados e que tem ainda uma trajetória inicial a construir.

O nomes acima citados são uma prova que temos condição sim de termos aqui no municipio de Canguçu um quadro capacitado e apto a grandes decisões.



Parceiros Canguçu Sports

      

           

Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: