Mateus Evangelista aquece antes de correr os  100m
Mateus Evangelista aquece antes de correr os 100m

O Brasil dominou o primeiro dia de atletismo nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em Buenos Aires, na Argentina. A delegação verde-amarela conquistou 25 medalhas, sendo 15 de ouro. Nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18, os atletas voltam à pista do Centro Nacional de Alto Rendimento Esportivo (Cenard) para mais disputas.

Um dos ouros deste primeiro dia veio das passadas do rondoniense Mateus Evangelista, de 19 anos. Antes do Parapan, Mateus teve de tomar uma importante decisão na carreira de atleta: escolher entre os dois esportes preferidos. Habilidoso com os pés no futebol de 7 e rápido o suficiente para ser considerado um talento nas pistas de atletismo, o jovem foi obrigado a decidir entre uma modalidade e outra na hora de se inscrever na competição em Buenos Aires.

Mesmo apaixonado pelos campos de futebol, ele decidiu trocar as chuteiras pela sapatilha das pistas. “Pelo que eu corri hoje, acho escolhi certo, né?”, disse o garoto, brincando, após vencer os 100m T37 em 12s02. Com o tempo, Mateus não só levou o ouro, mas também bateu, com categoria, o recorde brasileiro da prova, que pertencia a Lucas Ferrari (12s15). “Tive que decidir entre o futebol e o atletismo há uns quatro meses. Antes, treinava os dois, mas, agora, focarei apenas na corrida”, conta. Mateus ainda tem duas provas neste Parapan: os 200m e o salto em distância.

As campeãs mundiais Lorena Spoladore e Verônica Hipólito confirmaram o favoritismo e também conquistaram ouro nesta quarta-feira. A paranaense Lorena, campeã no Mundial de Atletismo no salto em distância, correu os 200m T11 e venceu a prova com tranquilidade. Na mesma distância, porém na categoria T37, a paulista Verônica foi a mais rápida e terminou com sobra na prova em que foi campeã mundial na França. As duas ainda competem no Parapan de Jovens.


Goalball

Na estreia no goaball, a Seleção masculina cravou duas vitorias maiúsculas: uma contra o México, por 18 x 8, e outra contra os donos da casa, os argentinos: 10 x 0. Os brasileiros jogam de novo nesta quinta-feira. Os rivais serão os mexicanos.


Convênio: A participação brasileira no Parapan de Jovens, em Buenos Aires, é custeada por um convênio do Ministério do Esporte com o CPB. O acordo contempla 16 modalidades paralímpicas.



Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro no Parapan de Jovens
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: