Durante algum tempo recolhemos algumas informações sobre o que desportistas e profissionais da área esportiva pensam sobre as alternativas para a o crescimento do esporte em Canguçu, abaixo relacionamos parte deste trabalho para que você possa refletir, discutir e até mesmo opinar.


Parque Popular Esportivo
O Parque Popular Esportivo é um equipamento polivalente, configurado com instalações como quadra poliesportiva, vestiários, Academia ao ar livre,  além de programas apropriados para esportes como voleibol, basquete, futsal, ginástica, futebol e atletismo, entre outras práticas corporais.

Será implantado em diferentes regiões da cidade e seu funcionamento prevê a participação e o atendimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoa idosa, bem como pessoas com deficiência e com necessidades educacionais especiais.

Canguçu Skate Parque
O objetivo é tornar Canguçu referência na modalidade do skate, buscando implementar a Escola Livre de Skate e a construção de um mini Parque de Skate, atualizar o conceito das pistas bem como criar novas pistas menores e de uso autônomo nos bairros da cidade. Para tanto consolidar o Circuito Municipal de Skate, atrair a realização de campeonatos profissionais e estimular a participação permanente e organizada dos skatistas Canguçuenses.

Esporte de Participação
Editar calendário esportivo e paraesportivo unindo ações regionais com ações centrais realizando torneios, jogos e festivais relacionados a certames esportivos municipais como, por exemplo, basquete, vôlei, capoeira, artes marciais, tênis de mesa e xadrez.
Reeditar os Jogos da Terceira Idade, Jogos da Cidade, Torneio de Escolinhas de Esporte e o Festival de Ginástica.


Núcleo Aquático
Construir o parque municipal de esporte aquáticos, uma piscina olímpica para atividades esportivas e mais duas para atividades de recreação e lazer, implementar o programa municipal de atividades para estudantes, terceira idade e comunidade em geral.

Reforma e Construção de Ginásios
A reformulação completa dos Ginásios Municipais em sua parte física como também a elaboração de um programa municipal permanente de utilização dos espaços, planejamento da parte funcional e aquisição de equipamentos, contratação de profissionais da área para garantir a manutenção das atividades e um grupo de funcionários responsáveis pela manutenção do espaço. Para novos Ginásios é necessário a elaboração de modelo padrão, que atenda as necessidades de um plano municipal de expansão do esporte e que permita sua utilização dinâmica.

Laboratório do Esporte
Tradicionalmente as aulas de educação física são vista pelos estudantes como mais atrativas, condições são impostas para a participação em eventos escolares segundo aproveitamento em disciplinas diferentes, a ideia é a construção de uma sala temática em cada estabelecimento de ensino, um espaço voltado para aulas multi disciplinares onde os conteúdos são passados para os alunos focados na área esportiva, a história com ênfase no esporte, a matemática e sua utilização no esporte e assim por diante, uma ampliação do universo esportivo e que possibilitara o levantamento e estudo  municipal para a construção de uma escola temática voltada para o esporte.

Modernização da Pista de Atletismo
Se faz necessário a modernização da pista municipal de atletismo, a ocupação dos espaços com o planejamento visando atender uma maior prática esportiva no local, o local focado para o atletismo e a atividade da caminhada.

Praças da Iniciação
Costumeiramente a primeira atividade física de crianças era feita nas Praças de nossa cidade, brinquedos como os balanços, escorregador e muitos outros possibilitam a criança o seu despertar para atividade física desde os primeiros anos, a construção e a conservação deste espaços em bairros e praças de nossa cidade é sim uma ação importantíssima e barata, com ganhos significativos para um crescimento saudável de nossos jovens.

Construção da Quadra de Tênis Municipal
Dentro de uma politica de inclusão esportiva e visando atender o grande número de praticantes do esporte é imprescindível a construção de um espaço público exclusivo para a pratica deste esporte.


Esporte de Rendimento
Criar o Centro de Excelência Esportiva no Complexo Conrado Ernani Bento para formação e aperfeiçoamento do atleta.
Desenvolver política de captação de recursos e busca de parcerias junto à iniciativa privada e outras instâncias de governo como forma de manter equipes  competitivas na cidade e oferecer bolsas aos atletas iniciantes.
Ampliação do complexo, visando implantar uma política de captação de grandes eventos esportivos como forma de mobilização e opção de entretenimento da população.

Animação Sociocultural
Ampliar as ações desenvolvidas nas diferentes regiões da cidade, tais como: Projeto Dois Pra Lá, Dois Pra Cá; Bailes da Cidade; Projeto Férias; Brinquedotecas;
Circuitos de Esportes-Ação; Festivais de Circo e Torneios de Jogos Populares como o Truco, Pebolim e Pipas.

Criar novos programas de animação sociocultural nos parques da cidade, ampliando a atuação no número de espaços atendidos e criando a Agenda dos Parques.
Consolidar o Projeto Saber Viver que por meio da interação dos Projetos Caminhando para a Saúde, Centro de Fortalecimento Muscular e Práticas Orientais (liang gong, tai chi chuan e yoga) e da realização de encontros temáticos relacionados à saúde, atuará como fator condicionante de qualidade de vida ao seu público, predominantemente adulto.

Ação Comunitária
Instituir Centros Regionais de Lazer que operem a partir dos CESA ou parques, funcionando em rede com os programas desenvolvidos nas praças, unidades de saúde e demais comunidades.

Desenvolver programas de ação comunitária nas praças, parques e outros equipamentos públicos de lazer que, a partir da oferta de atividades recreativas, possibilitem a apropriação desses espaços pela comunidade.

Ampliar o atendimento do Projeto Expresso Lazer de forma a aprimorar sua atuação como elemento de mobilização comunitária para a diversão, tornando intensa a participação das comunidades em seus bairros e fornecendo apoio para o funcionamento dos Centros Regionais de Lazer.

Atuação Intersetorial do Lazer
Consolidar um Sistema Municipal de Lazer por meio das seguintes ações: dar execução ao Sistema Municipal de Áreas Verdes e Lazer e integrar ações com as demais áreas públicas provedoras de lazer;
considerar a instituição dos Centros Regionais de Lazer como base estratégica para a operação do sistema.

Esporte Educacional
Buscar convênios e parcerias com diversas instâncias de governo para implantar projetos que desenvolvam a formação esportiva e a qualidade de vida.
Criar programas no conjunto do sistema escolar do município que apoiem e fortaleçam as práticas esportivas das escolas. Manter e aprimorar o Torneio de Integração Escolar de Canguçu, inovar o modelo de participação das escolas nos Jogos Escolares, diversificando modalidades e criando formas de interação entre poder público e participantes através de sugestões e captação de ideias dos atletas participantes, oportunizar ao jovem uma participação nas politicas públicas de apoio ao esporte.
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: