Foto: Ricardo Moura
Basquete de Rua - Foto: Ricardo Moura

O termo "Streetball" não tem origem apenas no jogo conhecido como Streetbasketball mas também tem uma associação especial com a cultura da juventude. O esporte é conectado à imagem do gueto, que este tem ligação com a música (RAP e HipHop ).
 
Esta associação deve-se provavelmente às raízes do Streetbasketball, encontradas nos quintais de cidades grandes americanas, onde muitos jovens de comunidades mais pobres dos Estados Unidos vêem no esporte e no Streetball uma possibilidade maior e especial para um futuro melhor.

O primeiro grande ícone do Streetball foi o universitário Earl “the Goat” Manigault em meados da década de 50. Este malabarista das quadras de 1,89m, considerado por muitos o melhor jogador de basketball de todos os tempos, parecia desafiar a gravidade e será recordado sempre como uma legenda do esporte.
 
Em Canguçu o programa Mias Educação do governo do Estado do Rio Grande do Sul traz para jovens da rede publica de educação a oportunidade de ter o contato com este esporte diferente e novo para muitos dos alunos da Escola Getúlio Vargas, durante duas horas e uma vez por semana as aulas acontecem em turno inverso. 
Catarine Lindemann é a responsável por manter vivo o esporte no município de Canguçu, o trabalho de ensinar os primeiros passos do basquete nos remete a uma possibilidade  de um dia retornarmos as competições e quem sabe uma pratica mais comum entre a comunidade.
Em alguns minutos acompanhando o trabalho de Catarine na manhã desta sexta-feira (06) pudemos conferir a dedicação de Douglas Yago, o jovem é pura integração entre os alunos dos 3º e 4º ano da Escola de Canguçu.
Fotos: Ricardo Moura / Canguçu Sports
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: