Márcio Rodrigues/CPB/MPIX

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC na sigla em inglês) anunciou, nesta quarta-feira, 4, os indicados ao Paralympic Sport Awards. A premiação é sempre realizada um ano após os Jogos Paralímpicos de Verão e de Inverno. Nesta edição, com cerimônia marcada para 23 de novembro, em Atenas, na Grécia, o Brasil concorre com quatro indicados: o nadador Daniel Dias, a velocista Terezinha Guilhermina, a equipe de futebol de 5 e o diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Chefe de Missão em Londres, Edílson Rocha, o Tubiba.
Daniel Dias, que conquistou seis medalhas de ouro na natação nas Paralímpicas de Londres-2012, concorre na categoria melhor atleta masculino. Na respectiva categoria feminina, Terezinha Guilhermina, dona de dois ouros no atletismo (100m, com recorde mundial, e 200m, com recorde dos Jogos, classe T11), representa o Brasil.
Na lista dos melhores times, entra a equipe brasileira de futebol de 5 (para cegos), que chegou ao terceiro ouro consecutivo na Inglaterra. A seleção ganhou todos os ouros disputadados desde que a modalidade passou a integrar o programa dos Jogos Paralímpicos, em Atenas-2004. Já na relação dos melhores oficiais, o Chefe de Missão do Brasil em Londres, Edílson Rocha, o Tubiba, concorre com outras duas autoridades. Ele é diretor técnico do CPB e liderou uma delegação de 182 atletas, que chegou ao inédito 7º lugar geral no quadro de medalhas.
“Todas essas indicações só mostram a importância do Brasil no cenário paralímpico internacional. Isso é mais um fruto do nosso desempenho inesquecível em Londres, quando subimos ao lugar mais alto do pódio 21 vezes. Vamos torcer para que nossos indicados conquistem mais esse prêmio para o Brasil”, comemorou Andrew Parsons, presidente do CPB.
O Brasil só não concorre em duas categorias neste ano: melhor atleta estreante masculino e feminino. Todos os indicados (veja lista abaixo) ao Paralympic Sport Awards 2013 conquistaram, juntos, 38 medalhas de ouro nos Jogos de Londres-2012.
Em 2005, o Brasil venceu o Paralympic Sport Awards com Clodoaldo Silva, na categoria melhor atleta masculino. O nadador recebeu, à época, o reconhecimento pelas seis medalhas de ouro e uma de prata conquistadas nas Paralimpíadas de Atenas-2004.
Confira os indicados das seis categorias:
Melhor atleta (fem.)
Yunidis Castillo (CUB) – atletismo
Terezinha Guilhermina (BRA) – atletismo
Zarah Nemati (IRÃ) – tiro com arco
Esther Vergeer (HOL) – tênis em cadeira de rodas
Yu Chui Lee (HKG) – esgrima em cadeira de rodas
Melhor atleta (masc.)
Patrick Anderson (CAN) – basquete em cadeira de rodas
Ryley Batt (AUS) – rúgbi em cadeira de rodas
Daniel Dias (BRA) – natação
Heinrich Popow (ALE) – atletismo
David Weir (GBR) – atletismo
Melhor estreante (fem.)
Johanna Benson (NAM) – atletismo
Michelle George (BEL) – hipismo
Marlou Van Rhijn (HOL) – atletismo
Melhor estreante (masc.)
Raymond Martin (USA) – atletismo
Jonnie Peacock (GBR) – atletismo
Alex Zanardi (ITA) – ciclismo
Melhor time
Equipe australiana de rúgbi em cadeiras de rodas (masc.)
Equipe brasileira do Futebol de 5 (masc.)
Equipe canadense de basquete em cadeira de rodas (masc.)
Melhor oficial
Edilson Rocha Tubiba (BRA)
Sylvia Sekowska (ALE)
Louis Barbeau (CAN)
Para mais informações, visite: paralympic.org/TheIPC/HWA/ParalympicSportAwards
 
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro
Em Brasília
Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: