WUSHU significa, literalmente, “Arte Marcial”. É uma importante herança da cultura chinesa, cujo início remonta à sociedade primitiva, quando o homem pré-histórico usou os próprios punhos e armas rudimentares feitas de paus e pedras para sobreviver à agressão de animais e de tribos rivais. As formas embrionárias do Wushu se desenvolvem a partir do uso do corpo como arma de ataque e defesa em uma configuração que já se podia rotular de técnica e que envolvia socos, chutes, agarramentos e arremessos. O uso das armas propriamente ditas seguia a mesma diretriz.
Ao longo da história da China, o Wushu se desenvolveu tanto entre militares e nobres como entre a gente simples. Durante muito tempo foi monopolizado, entretanto, pelas classes sociais mais altas (período escravocrata – século XXI a C.), só vindo a conhecer maior expansão após o término daquele período (aproximadamente no século V a C.) quando passou a ser difundido realmente entre massas.
Realizaram-se então com freqüência grandes competições e em virtude da criação de batalhões de cavalaria para combate em campos de batalha , o uso do facão se popularizou e o uso da espada adquiriu grande aceitação. Muitas escolas de manejo desta ultima arma emergiram devido ao tradicional costuma de porta-la e de suas inúmeras funções. Estendendo-se os propósitos da prática não só à defesa pessoal como mesmo ao entretenimento.
Foi ainda durante aquele período que outra forma de Wushu, o “Wulian” ou “Prática de Dança” surgiu como forma especial de entretenimento. Assim derivaram-se especificações: dança da Espada, dança do Facão, dança do escudo e do Facão.
Confira o vídeo:


Axact

Canguçu Sports

Canguçu Sports é um blog portal voltado para as notícias esportivas da cidade de Canguçu e Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul, criado em 2008 com intuito de facilitar a inclusão esportiva e na mídia digital é parte integrante da empresa BR PRESS. E-mail : editorresponsavel@gmail.com

Deixe um comentário:

0 comments: